Saúde de Ribeirão Pires disponibiliza medicamento antirretroviral

Medicamento protege da contaminação do vírus do HIV; Sabia quem pode usar e como funciona

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, por meio do SAE (Serviço de Atenção Especializada), passa a disponibilizar à população a PrEP (Profilaxia Pré-exposição ao HIV). A PrEP é um medicamento de uso diário, por tempo indefinido, para ser ministrado antes de relações sexuais anal e vaginal.

Acompanhamento – O paciente que desejar fazer uso do medicamento será acompanhado pela equipe do SAE, realizará exames e após os resultados, dará sequência no procedimento. Vale ressaltar que para ter efeito, a medicação deve ser tomada ininterruptamente.

Quem pode usar – Pessoas que têm possibilidade de entrar em contato com HIV, que estejam se relacionando com uma pessoa com HIV (casais sorodiferentes), quem tem grande dificuldade de usar camisinha nas relações sexuais ou trabalhadores do sexo, pessoas trans ou homens que fazem sexo com homens.

Diferença entre PrEP e PEP – Não se deve confundir a PrEP com a PEP (profilaxia pós-exposição). A PEP é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, após uma situação de risco, por somente 28 dias. Já a PrEP é de uso diário, ou seja, a pessoa começa a tomar antes da próxima exposição por um período indefinido, que depende de vários fatores . Os medicamentos usados na PrEP e na PEP são diferentes.

Procure o SAE – O Serviço de Atenção Especializada funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro). Telefone/whatssap: 48284441.

Medicamento é fornecido pelo SAE (foto) localizado na Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro

Compartilhe

Comente

Leia também