Saúde de Ribeirão Pires debate relação entre obesidade e hipertensão

Doenças crônicas estão interligadas; Tema é discutido em grupo na USF Jardim Luso

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através da Atenção Primária, está promovendo o grupo de obesidade na Unidade de Saúde do Jardim Luso. E o tema colocado em pauta nesta segunda-feira, dia 25, foi a relação entre obesidade e hipertensão.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, 7.250 pessoas foram atendidas nas Unidades Básicas no primeiro semestre deste ano com alguma das doenças. 6.710 estavam relacionados à hipertensão arterial, enquanto 540 eram de obesidade.

Ambas são doenças crônicas e estão interligadas. A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada pelo aumento da pressão do sangue contra as paredes das artérias. Já a obesidade, é multifatorial, ligada a fatores genéticos, hormonais e sociais, e possui uma característica comum, que é o consumo excessivo de alimentos hipercalóricos. Uma pessoa obesa, possui um aumento da insulina e retenção de sódio, que causa o aumento da pressão arterial.

Para a Agente Comunitária de Saúde da USF Jardim Luso, Maria de Fátima Duarte, o esclarecimento de temas como esse, ajuda na promoção da saúde e bem estar. “Nos grupos, procuramos elucidar esse tipo de assunto para que as pessoas entendam que uma coisa está diretamente ligada com a outra. Se você não procura ter uma vida com alguma atividade física e controle da alimentação, por exemplo, poderá desenvolver problemas crônicos e isso acontece muito com pessoas que sofrem de obesidade e hipertensão”, destacou.

Política Pública como Promoção da Saúde – Para promover melhor qualidade de vida às pessoas e consequentemente a diminuição de obesos e hipertensos, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, por meio das USF Jardim Luso e Jardim Guanabara, promovem caminhadas e atividades físicas com orientação de um profissional de saúde. As atividades acontecem às terças e quinta-feiras.

Obesidade e hipertensão são doenças crônicas e estão diretamente ligadas

Grupo de obesidade acontece na USF Jardim Luso

Compartilhe

Comente

Leia também