Saúde de Ribeirão Pires capacita enfermeiros para ocasiões de falta de energia

Vigilância Epidemiológica estabeleceu um plano de ação nas UBS para que vacinas não sejam perdidas

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 27, uma atualização aos enfermeiros das 10 Unidades Básicas de Saúde, com relação aos protocolos da sala de vacinação.

A capacitação qualificou os profissionais para um plano de contingência em caso de falta de energia na Unidade Básica, abordou sobre as atuais campanhas de imunização em andamento (Covid, Influenza e Sarampo) e os protocolos de climatização das vacinas.

Sobre a ocasião de falta de energia, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marciléia Trovo, detalhou o plano de ação. “ Primeiramente os profissionais devem estar atentos à temperatura da geladeira e preparar a climatização da caixa de vacinação. Quando a caixinha estiver numa temperatura ideal, de 5ºC, as vacinas devem ser transferidas e, na medida que chegarem as pessoas, devem ser aplicadas. Quando a energia voltar, as vacinas voltam também para a geladeira. Em caso da energia não retornar durante o período de funcionamento da Unidade, as vacinas serão recolhidas para a Secretaria de Saúde (que possui um gerador) para que não ocorram perdas”, explicou.

Ribeirão Pires realiza atualmente três campanhas simultâneas de imunização e no próximo sábado, dia 30, tanto a campanha da Influenza, quanto a do sarampo, serão ampliadas para o público das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.

A Enfermeira Marciléia Trovo (foto) orienta os enfermeiros com relação à temperatura da caixa de vacina

Enfermeiros das 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família estiveram na capacitação

Compartilhe

Comente

Leia também