Saúde de Ribeirão Pires alerta sobre os malefícios do tabaco

Câncer de pulmão é a doença mais comum entre os fumantes

Hoje, 31 de maio, é Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, que é a base de diversos tipos de produtos. Entretanto, o uso desta substância traz sérias consequências à saúde das pessoas.

De acordo com a diretora médica da Atenção Primária de Ribeirão Pires, Elma Vega Bexiga, o uso do tabaco pode levar a diversos tipos de câncer, sendo o mais comum, o câncer de pulmão. “O uso do tabaco afeta diretamente o sistema respiratório, provocando infecções, mudanças na voz e problemas que podem levar ao desenvolvimento de câncer, principalmente o de pulmão”, aponta a médica.

Dentre os produtos que têm sua origem no tabaco, pode-se destacar o charuto, cachimbo, dispositivos eletrônicos de fumo, tabaco para narguilé e o cigarro. Este último sendo o mais presente no cotidiano das pessoas.

É o caso do técnico administrativo Edson Fraioli de Mattos, que hoje é ex-fumante. “Com 15 anos tive o primeiro contato com o cigarro. Percebi que estava ficando viciado quando comprava um maço por dia e antes mesmo do término já comprava outro. Isso durou até os meus 40 anos”, relatou. Já a decisão de parar de fumar, veio em paralelo à situação financeira. “Estava desempregado e tive que escolher entre pagar as contas ou o cigarro. E largar o tabaco foi a melhor decisão. Hoje já não sinto complicações de ficar ofegante ao dormir, melhorou o apetite e sem contar o inconveniente de chegar perto das pessoas e ouvir comentários do tipo ‘que cheiro de cigarro’, que não ocorrem mais”, apontou.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 443 mortes ocorrem por dia no Brasil em decorrência do tabagismo. Por isso, a médica Elma Bexiga orienta os fumantes a como evitar o uso do tabaco. “Procure sempre evitar os gatilhos: Se o café te dá vontade de fumar, procure não tomar café. Outras dicas são: Mudar o cenário, limitando o acesso ao cigarro, procure se distrair durante o tempo de vontade, fazendo o que gosta, e ter determinação e paciência em realmente querer parar de fumar”, finaliza.

Compartilhe

Comente

Leia também