“Saudade da escola” é tema de atividade pedagógica, em Ribeirão Pires

No período de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus, estudantes relatam por meio de vídeos, redações e músicas lembranças sobre a rotina escolar.

A quarentena traz a saudade do contato humano, inclusive entre as crianças acostumadas a passar parte do dia entre colegas e professores. Pensando nisso, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última semana atividade pedagógica intitulada “Saudade da Escola”.
A proposta educacional, promovida pela Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação, sugeriu que os estudantes realizassem vídeos, paródias, desenhos, redações ou poesias sobre esse sentimento de nostalgia, já que estão sem aulas presenciais desde o dia 23 de março. As atividades escolares, nesse momento, têm sido realizadas por meio de plataformas digitais.

Para expressar, o sentimento de saudade da rotina escolar, os estudantes da Educação Infantil (Jardim I e II) ao Ensino Fundamental II utilizaram a criatividade. O aluno Andrew Ricardo Felício dos Santos, do 5º ano da Escola Municipal Maria Siqueira de Paula, no Pilar Velho, fez uma paródia sobre seu sentimento pedindo a volta das aulas.

A secretária de Educação, Flávia Banwart, explicou que gestores escolares e educadores têm recebido diariamente relatos sobre saudade da escola, dos recreios e dos professores. “A proposta pedagógica foi dar voz à essas crianças que estão em isolamento social, além de promover uma atividade pedagógica com nossos alunos, dando continuidade ao programa Aprendendo em Casa”, explicou.

De acordo com a Coordenadoria Pedagógica, apesar do sentimento de saudade, os trabalhos também expressam palavras de força, união e esperança por parte dos estudantes.

Aprendendo em Casa – Como forma de manter as atividades pedagógicas, os cerca de 7.500 alunos da rede municipal de Ribeirão Pires estão tendo acesso a conteúdos por meio de  canais digitais. A medida faz parte da ação “Aprendendo em Casa”, desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e teve inicio no dia 6 de abril.

Cada unidade escolar disponibiliza aos pais/responsáveis pelos estudantes atividades por meio dos canais digitais, seguindo orientações da equipe pedagógica da Secretaria de Educação. Dessa forma, os alunos podem acessar conteúdos referentes a seu período letivo, além de atividades que estimulam habilidades e competências que serão os norteadores do processo de aprendizagem.

Para viabilizar a ação, professores da rede municipal que estavam em período de recesso desde a suspensão das aulas, no dia 23/03, foram convocados a realizar o teletrabalho – home office.

Compartilhe

Comente

Leia também