Sapis inicia programa de capacitação de moradores em situação de rua

Com apoio do Sebrae, Prefeitura de Ribeirão Pires leva capacitação rápida aos atendidos pela Casa de Acolhida

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), em parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo, mais conhecida como Casa da Acolhida, realizaram, nesta quinta-feira (7), ação pioneira no município para capacitação dos moradores em situação de rua.

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a instituição recebeu o curso “Descomplique Empreendedorismo”, desenvolvido com exclusividade para o público da Casa da Acolhida, com orientações sobre finanças pessoais entre outros assuntos. “É o primeiro passo para a capacitação rápida deste público, com orientações sobre mercado de trabalho. Iniciativas como esta podem mudar o futuro das pessoas”, explicou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), Leonardo Biazi.

“Curso de grande valia até para os funcionários da Casa. Conseguimos ter uma outra visão da administração do próprio dinheiro. Algumas das pessoas acolhidas pela casa trabalham com vendas de doce ou reciclagem, por exemplo, conseguiram, ao final do curso, identificar onde erraram no passado e já pensam em mudar”, disse a assistente social da Casa da Acolhida, Telma Domingos Ferreira Gonçalves.

Júlio César Franz da Silva, 26 anos, aprovou a iniciativa. “O curso ajudou muito, principalmente, no que diz respeito à administração do dinheiro. Quando eu for montar o meu negócio, já saberei lidar com o cliente e administrar melhor as contas”. Já tendo feito cursos de Elétrica e Pintura pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Marcos Luiz da Silva, 65 anos, também aproveitou a oportunidade. “Todo conhecimento desses cursos é válido para o futuro, para os meus planos”, completou.

Histórico – A Casa da Acolhida é uma entidade de passagem, com capacidade para o acolhimento de até 40 pessoas, que recebem – além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem.

A instituição conta com 11 profissionais, entre os quais psicólogo e assistente social, e atua há mais de 15 anos no município.

Curso foi desenvolvido exclusivamente para o público em situação de rua

Ação pioneira no município para capacitação dos moradores em situação de rua foi realizada em parceria com o Sebrae

Compartilhe

Comente

Leia também