Sapis fecha 500 dias de atuação com novos projetos e ações pioneiras

Programa de capacitação para pessoas em situação de rua está entre os destaques

Ao longo de 500 dias de Governo, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), promoveu investiu na modernização e humanização do atendimento; em ações de acolhimento para a população em situação de rua; enfrentamento e combate à violência contra a mulher; combate ao racismo, entre outras.

Pelo segundo ano consecutivo, atendendo demanda antiga do município, a Sapis instalou, na região central, o Centro Provisório de Acolhimento para a população em situação de rua. Localizado à Rua João Duarte, 306, Centro, o espaço – mantido através de parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo, conhecida como Casa de Acolhida – funcionará das 19h às 7h, disponibilizando 15 vagas, 4 baias de canil com capacidade para até 10 cachorros e, também, vagas cobertas para carrinhos de reciclagem.

Mais do que acolhimento, outra ação pioneira envolveu esse público: programa de capacitação rápida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O curso “Descomplique Empreendedorismo”, foi desenvolvido com exclusividade para o público da Casa da Acolhida, com orientações sobre finanças pessoais entre outros assuntos.

Após dois anos sem atividade presencial, a Casa da Juventude e Artes Urbanas, antiga Casa do Hip Hop e Juventude, localizada a Avenida Santo André, 1013, no Centro Alto, vinculada à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) retomou o funcionamento em março deste ano. Mais do que palestras, oficinas e cursos para os funcionários da Prefeitura ligados à Frente de Trabalho, todas as quintas-feiras, das 18h às 21h30, o espaço recebe o Encontro Semanal de B-Boy e B-Girl (aberto ao público).

Outros projetos e ações da Sapis que merecem destaque ao longo dos 500 dias de gestão:

– Projeto Mulheres em Movimento no CRAS Quarta Divisão;
– Reajuste Salarial dos técnicos da Sapis com Nível Superior;
– Projeto Capoeirando (na Casa da Juventude e Artes Urbanas e unidades do CRAS);
– Bom Prato Móvel, em parceria com o Governo do Estado, no Parque Aliança;
– Cursos de capacitação profissional nos CRAS (parceria com SEBRAE e SENAC);
– Ouvidoria contra o Racismo e contra a LGBTFobia;
– Horta do Futuro (em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente);
– 17 edições do Cidadania Aqui com média de 37 atendimentos;
– Modernização: 12 novos computadores (FNAS Portaria 369/2020);

Compartilhe

Comente

Leia também