Ribeirão Pires possui quatro unidades, sendo elas no Centro, Ouro Fino, Jardim Caçula e Quarta Divisão
Cerca de 7.000 atendimentos foram prestados pelas quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Centro, Ouro Fino, Jardim Caçula e Quarta Divisão, vinculados à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), em Ribeirão Pires, durante o ano passado, de acordo com o Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (SNAS) do Governo Federal. Porta de entrada da Assistência Social, o CRAS busca fortalecer a convivência com a família e a comunidade, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.
Outras estatísticas também marcaram o ano de 2022 nas unidades do CRAS como o encaminhamento de 443 pessoas para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – destinado às famílias com renda por pessoa igual ou inferior à ¼ do salário mínimo -, mais de 580 visitas domiciliares e 2400 famílias para inclusão e/ou atualização do Cadastro Único. Esse processo tem como objetivo evitar o cancelamento do Auxílio Brasil entre outros benefícios.
Vale ressaltar, também, que os CRAs acompanharam, neste período, 971 famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cujo objetivo é fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
Ribeirão Pires possui quatro unidades, sendo elas no Centro, Ouro Fino, Jardim Caçula e Quarta Divisão