São Caetaninho recebe primeira edição do Cidadania Aqui em 2022

Cronograma semestral do projeto já está fechado e deve rodar a Estância

Nesta quinta-feira, dia 10, aconteceu a primeira edição do ano do projeto Cidadania Aqui, promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis). O atendimento foi realizado no estacionamento da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, no bairro São Caetaninho, e a ação contou com a parceria da Secretaria de Saúde com atendimento da USF Jardim Guanabara; o Serviço de Atenção Especializada / SAE – Ambulatório de Infectologia e o Serviço de Saúde Bucal com exame de prevenção de câncer de boca e orientações de higiene bucal.

Moradora do bairro São Caetaninho desde que nasceu, Cristiane Soares da Silva, 21 anos, disse que a ação ‘facilitou a sua vida’. “Nosso bairro fica distante do Centro da cidade, onde conseguimos acesso aos principais serviços da Prefeitura. Fiquei sabendo que o Cidadania Aqui estaria na escola através da divulgação feita pela UBS e aproveitei para atualizar os dados do Cadastro Único”, completou. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

“O Cidadania Aqui é uma ferramenta muito importante para a atuação da Sapis porque faz com que os serviços cheguem em bairros mais afastados da cidade. Já montamos o cronograma semestral, com o Cidadania Aqui rodando a cidade toda, para atender cada vez mais pessoas em parceria com outras secretarias”, explicou o titular da Sapis, Leonardo Biazi.

Agenda – A próxima edição do Cidadania Aqui acontece dia 24 de fevereiro, das 9h às 13h, no Jardim Verão (Rua Roseira – entre as Escolas João Midolla e Maria Bernadete Bandeira de Seixas), com atendimento do CRAS Quarta Divisão. Os moradores são atendidos pela equipe técnica da Sapis – psicólogos e assistentes sociais – que promovem orientações em geral; encaminhamentos para a rede municipal de serviços; encaminhamentos para emissão de documentos civis; informações sobre benefícios eventuais; além de acompanhamento contínuo da família atendida e encaminhamentos para as unidades dos CRAS da cidade.

Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento também está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

Para obter orientações, efetuar inclusão ou atualização em programas sociais agregados ao CadÚnico – entre os quais está o Auxílio Brasil – é necessário apresentar documentos de todas as pessoas que residem na casa, no caso de adultos (maiores de 18 anos): RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, holerite (caso tenha emprego formal), comprovante de residência com CEP (até 3 meses); e no caso de crianças e adolescentes (até 17 anos): certidão de nascimento ou RG, CPF (se tiver), nome da escola e série que frequenta.

A edição do Cidadania Aqui no Jardim Verão será realizada em parceria com a Secretaria de Saúde com atendimento da USF Quarta Divisão (cadastros individuais, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre saúde e campanha de incentivo às vacinas) e o Serviço de Saúde Bucal com exame de prevenção de câncer de boca e orientações de higiene bucal. Para ter acesso aos serviços basta levar o cartão do SUS e o CPF.

A próxima edição do Cidadania Aqui acontece dia 24 de fevereiro, das 9h às 13h, no Jardim Verão (Rua Roseira – entre as Escolas João Midolla e Maria Bernadete Bandeira de Seixas), com atendimento do CRAS Quarta Divisão

A próxima edição do Cidadania Aqui acontece dia 24 de fevereiro, das 9h às 13h, no Jardim Verão (Rua Roseira – entre as Escolas João Midolla e Maria Bernadete Bandeira de Seixas), com atendimento do CRAS Quarta Divisão

Compartilhe

Comente

Leia também