Saiba mais sobre olhos de cereja em cães

O prolapso da glândula da terceira pálpebra, condição popularmente conhecida como “olhos de cereja, é uma disfunção comum em cães braquicefálicos (focinho curto). Ocorre quando a glândula produtora de filme lacrimal contida internamente na terceira pálpebra (canto do olho) fica exposta podendo ser de forma uni ou bilateral (em apenas um ou em ambos os olhos). Esta, devido alterações na anatomia da órbita ocular nestas raças, dentre outras causas primárias, torna-se móvel por frouxidão dos ligamentos, e fica visível, prolapsada e inflamada, em alguns casos, podendo acarretar em prejuízos à lubrificação ocular tendenciando a doenças oftálmicas.

O filme lacrimal é composto por porção aquosa, lipídica e proteica que lubrifica e protege a superfície ocular de sujidades, patógenos e agentes físicos que possam lesar o olho. No caso do prolapso, parte da produção do filme lacrimal será comprometida podendo levar a quadros de olho seco (ceratoconjuntivite seca) por fibrose da glândula exposta cronicamente e não produção do filme lacrimal além de poder lesar a superfície ocular. A longo prazo, este olho estará menos protegido podendo surgir outras disfunções oculares inflamatórias secundárias (úlceras de córnea, uveítes).

O tratamento é cirúrgico e consiste no reposicionamento da glândula e sua fixação na conjuntiva evitando que esta fique exposta com facilidade. Nunca deve-se removê-la para evitar complicações devido redução na produção do filme lacrimal. É indicado uso de colírios lubrificantes para o resto da vida do animal de forma a auxiliar na manutenção da produção da lágrima como medida preventiva uma vez que este olho já foi manipulado cirurgicamente. O olho é uma superfície delicada e agentes físicos e químicos como sabões, radiação UV e vento seco podem facilmente a lesar.

Desta forma, é indicado buscar tratamento e orientação de um médico veterinário oftalmologista que pode avaliar o melhor momento e tratamento caso ocorra alguma alteração. Qualquer mudança no aspecto ocular, opacidade, aumento das secreções com acúmulo de muco ou pus, procure um médico veterinários pois algumas disfunções oculares causam dor, infecção e devem ser resolvidas com urgência. Fique de olho!

Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.

contato: (11)953114545 whatsapp

e-mail: [email protected]

facebook: http://facebook.com/betvilaaurora

instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora

 

Compartilhe

Comente

Leia também