SAE de Ribeirão oferece serviço de assistência e prevenção contra DST’s

O Serviço de Atenção Especializada – SAE – de Ribeirão Pires disponibiliza à população serviços gratuitos de assistência e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, bem como testes rápidos para detecção de doenças.

Diariamente, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado dentro do SAE, é realizado atendimentos, orientação e distribuição de insumos, que vão desde preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante, até ducha higiênica, além de folhetos informativos.

No local, também é realizado exames e testes rápidos para detecção de doenças, como o HIV, Sífilis, Hepatites B e C e orientações sobre Tuberculose e Hanseníase.

“Temos um espaço adequado para receber e trocar informações importantes com a população, além de realizar os tratamentos que podem minimizar as dificuldades e temores sobre esses assuntos”, comenta Nancy Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires.

No que diz respeito aos serviços assistenciais, todas as pessoas detectadas com as doenças são assistidas a nível clínico, que vão desde saúde mental, até o acompanhamento de vítimas de violência sexual e de acidente de trabalho com material contaminado.

“Fazemos atendimentos individuais, para casais, em grupo ou com familiares.  Para cada caso, há uma estratégia.  E, após o diagnóstico, também se trabalha com a prevenção, para que o paciente aprenda a evitar uma recontaminação”, explica Nancy.

O SAE atende de segunda à sexta, das 7h às 17h, no endereço: Av. Francisco Monteiro, 205, Centro. Os exames são realizados das 8h às 16h.

Para ser atendido, basta levar o Cartão SUS e documento com foto. Existe também o canal de Comunicação direto  com a população: No Disque DST/AIDS: 0800-7731661  ou através do email do SAE: [email protected]

Compartilhe

Comente

Leia também