Na última segunda, um vídeo publicado em uma rede social mostra o vereador Rubens Fernandes, o Rubão (PMDB) discutindo com funcionários da UPA Santa Luzia por conta da falta de médicos no local.
Na gravação, é possível ver o edil discutindo com uma funcionária do órgão por conta da escala, que mostrava apenas dois médicos. Alterado, Rubão questiona a ausência de mais um profissional, cuja placa indicativa é colocada no quadro pouco depois.
Incomodada, a profissional o acusou de estar fazendo campanha. O vereador negou. Mostrando certo descontrole, ele lança uma espécie de “desafio” ao prefeito Saulo Benevides: “quero que o senhor assuma responsabilidade”, antes de disparar contra a atendente: “você é comissionada, é irmã do (vereador) Adriano, por isso está defendendo”, acusando-a ainda de ter mentido sobre o paradeiro do médico.
Ao final da gravação, ele foi contido pelo Diretor da Santa Casa de Ribeirão Pires, Edinaldo Paulo dos Reis que, acompanhado de um segurança, também foi interpelado sobre os médicos. A atitude do vereador dividiu opiniões entre os que aprovaram e os que repudiaram o fato. Entretanto, como ele não se manifestou sobre o ocorrido na sessão extraordinária da última terça-feira, é esperada manifestação na sessão de hoje da Câmara Municipal.
Vale ressaltar que as reclamações têm sido constantes na Unidade de Pronto Atendimento e que, por conta disso, a Prefeitura chegou a anunciar um processo de licitação para escolha da empresa que irá suceder a Santa Casa, cujo convênio se encerra no próximo dia 30, na gestão do local.
Reflexos – O tumulto rendeu mais do que reclamações por parte dos funcionários da UPA. Uma família relatou que um ente que estava em atendimento no local, veio a falecer pouco depois da confusão. Eles alegam que a senhora, que deu entrada com pressão alta mas estava estabilizada aguardando transferência, teria se agitado com a situação e, por conta disso, teve um infarto, vindo a falecer. O caso está sendo investigado.