Rosi Ribeiro de Marco faz balanço da Educação de Ribeirão Pires

Veja a entrevista exclusiva com a Secretaria de Educação da Estância Rosi de Marco

A Educação de Ribeirão Pires vive uma ótima fase, sendo elogiada por suas ações e iniciativas. A frente e parte integrante de uma equipe qualificada, a secretária municipal de Educação Rosi Ribeiro de Marco tem sido um ponto chave nesta verdadeira revolução.

Em entrevista ao Mais Notícias, ela faz um balanço dos quase três anos a frente da pasta e também conta novidades que estão por vir e que devem agradar muito a pais e alunos.

Mais Notícias: Rosi, quais foram os grandes avanços desta gestão na educação de Ribeirão Pires?

Rosi Ribeiro de Marco: Consideramos que durante toda a gestão, só tivemos grandes avanços, desde questões alimentares a melhorias estruturais, como a compra de mobiliários novos, centro de recreações como casinhas e parquinhos, caminhas e cadeirões para alimentação, além de modernizações estruturais no sistema elétrico, estrutural e de acessibilidade nas escolas. Contamos ainda com formações contínuas visando aprimoramento dos professores e coordenadores. Na questão alimentar, investimos em uma equipe de nutricionistas que pensa semanalmente no cardápio das crianças e trazem equilíbrio nutricional com frutas e alimentos ricos em nutrientes na merenda. Além disso, houve a implementação do Apoio Psicossocial Escolar, projeto pioneiro na região, que atua em todas as escolas municipais, acolhendo e orientando toda a comunidade escolar. Também podemos citar a Orientação Especializada, que atua diretamente com as crianças com necessidades especiais, o resultado disso foi um aumento no número de alunos que atendemos, isso significa que estamos no caminho certo e os pais têm confiado em nosso trabalho.

MN – Há uma grande discussão em relação ao sistema educacional no país, com alguns cobrando mudanças e adoção de novas tecnologias. Como está este quadro em Ribeirão Pires?

RRM – Lidamos diretamente com o PNE (Plano Nacional de Educação), e com as diretrizes do BNCC, através desses planejamentos, vamos inserindo a tecnologia dentro das escolas e secretaria, como plataformas interativas para requisições do Setor de Manutenção Escolar e das unidades e para divulgação dos cardápios semanais do Setor de Merenda para as unidades escolares. Além disso, usamos o sistema do Google Drive para avaliação e acompanhamento pedagógico e assiduidade dos alunos e do Google Forms para pesquisas, inscrições para estagiários, professores, palestras, cursos e informações para a comunidade. Fora isso, também mantemos a plataforma do Instituto Ayrton Senna para acompanhamento das aprendizagens dos alunos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e os serviços do Governo Estadual, como a Secretaria Escolar Digital, e do Governo Federal, como o sistema Presença – Plataforma do Governo Federal.

MN – Quais as novidades que os munícipes podem esperar para os próximos anos?

RRM – Os munícipes podem esperar para os próximos anos uma continuação na educação de qualidade que oferecemos hoje em dia, além de avanços nos materiais escolares entregue para os alunos, a entrega de kits de leituras para a Educação Infantil e Ensino Fundamenta e ainda a implantação da Educação Integral gradativamente até o Ensino Fundamental.

MN – Faça um balanço sobre esses três anos de trabalho.

RRM – Nos últimos 3 anos da Secretaria de Educação foi um trabalho conjunto das equipes da Secretaria em conjunto com as 33 unidades escolares e fizemos várias coisas. Entre elas, elenco a implantação do Planejamento Anual com Objetivos de Aprendizagem Unificados, disponibilizados online, para o preenchimento das especificidades de cada segmento, a pauta de observação para o acompanhamento do desenvolvimento infantil para alunos de 0 a 3 anos, a sondagem de acompanhamento do desenvolvimento infantil para alunos entre 4 e 5 anos, o projeto “Brincar Ensina a Mudar”, a Sondagem de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem com foco na Alfabetização, mapeando os níveis de alfabetização de todas as crianças do fundamental I e II, a criação do Sistema de Acompanhamento Individual dos Indicadores de Sucesso da Aprendizagem online e a criação dos grupos de Apoio da Aprendizagem no contraturno escolar. Além disso, o monitoramento da frequência de todas as crianças da rede – berçário ao 9º ano também online, de ferramentas de sistematização do trabalho como o GPP (Guia de Planejamento Pedagógico), com metas e indicadores unificadas para a Rede, entregue para todas as escolas anualmente, o GRP (Guia do Replanejamento Pedagógico), com metas e indicadores unificados, entregue para todas as escolas no início do segundo semestre, o programa de Formação Continuada para professores de sala de aula e Professores Coordenadores de todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e ainda Apoio Psicossocial Escolar, com estagiários de Psicologia e Serviço Social em todas as Unidades Escolares, entre muitas outras iniciativas. Enfim, foram vários avanços que nos permitiram superar o grande desafio que foi a recomposição da aprendizagem dos nossos alunos que estava defasada em virtude da Pandemia e ainda modernizar a nossa rede para acompanhar os novos tempos.

Dados mostram a grandiosidade da Educação de Ribeirão Pires

A Educação não é feita apenas de investimentos e prédios, mas também de todos os profissionais e alunos envolvidos. O Jornal Mais Notícias reuniu alguns números para o leitor ter uma ideia da importância e relevância da Educação de Ribeirão Pires.

No quadro a seguir, mostramos dados inéditos sobre a Rede Municipal de Ensino e ainda um quadro mostrando dados das escolas particulares para comparação.

Com investimentos e planejamento, os pais e alunos de Ribeirão Pires podem ter uma certeza: nosso futuro está em boas mãos e tem tudo para ser extremamente promissor.

 

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