Rio Grande da Serra prioriza combate à Covid-19 no início da nova gestão

O início da nova gestão da Prefeitura de Rio Grande da Serra coincidiu com a chegada da segunda onda da pandemia da Covid-19 no Brasil, que resultou na pior fase em números de contágios e mortes em todo o país, fazendo com que a Saúde municipal fosse priorizada e recebesse reforço de cuidados e a adoção de novas medidas para conter o avanço da doença e evitar mais mortes.

A principal ação foi a preparação adequada para a aplicação das vacinas que começaram a chegar aos municípios no começo do primeiro trimestre. Rio Grande da Serra disponibilizou suas 8 Unidades Básicas de Saúde para as imunizações e reforçou a logística para que as doses fossem distribuídas e aplicadas de maneira mais eficaz em cada região da cidade. Como resultado, o município até então não registrou falta de vacinas e conseguiu por vezes até mesmo antecipar as aplicações para as faixas etárias estipuladas pelo governo do Estado de São Paulo.

O Plano São Paulo de combate à Covid-19 também foi cumprido pelo município com algumas alterações em restrições que se adequaram à realidade da população local. Assim, as taxas de contágio e mortes caíram consideravelmente na cidade com a aplicação das medidas restritivas.

Outra importante ação foi a implantação do mutirão Rio Grande Contra a Covid-19, em que servidores da Saúde e outras pastas realizaram diversos trabalhos nas ruas, em casas e comércios, a fim de conscientizar a população e orientar sobre as principais medidas de prevenção contra a doença como o uso correto de máscaras, higienização e a importância de evitar aglomerações desnecessárias.

A Saúde Municipal ofereceu treinamentos específicos aos profissionais de Saúde, para lidar com os mais variados tipos de situações de atendimento aos pacientes, principalmente para os casos mais graves da doença.

Houve ainda a preocupação com a higienização e desinfecção das UBS, UPA 24H e demais unidades de saúde através da aplicação de produtos comprovadamente eficazes contra o Coronavírus visando, desta forma, reduzir os contágios nos atendimentos a pacientes que procuram as unidades para tratar de outras enfermidades.

Compartilhe

Comente

Leia também