Por Izabel Ferré e Danilo Meira
Amanhã, 3 de maio, Rio Grande da Serra comemora 49 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que hoje conta com 44 mil habitantes ocupando uma área de 33 km², tem origem no antigo povoado de Rio Grande, que se estabeleceu no planalto da Serra do Mar e se caracterizou como ponto de passagem de tropeiros que se ocupavam do transporte do sal de São Vicente.

O grande crescimento veio mesmo a partir de 1867, quando estação da São Paulo Railway, atual Linha 10 da CPTM, teve suas obras concluídas e foi inaugurada. A partir de 1870, as pessoas começaram a chegar no povoado, aumentando a população com rapidez e, posteriormente, trabalhando na extração de carvão, manganês, grafite e água mineral.
Em 1945, com a instalação da Eletro-Cloro (antiga Elclor, atual Solvay) em Paranapiacaba, o crescimento do outroa vilarejo já era notável, com a presença intensificada de comércios, dando início ao inevitável movimento de emancipação. Em 1964, cem anos após a chegada da linha férrea, cidade enfim se torna um município independente, ao conquistar sua Emancipação Político-Administrativa de Ribeirão Pires.
Hoje, um paraíso ambiental, a cidade busca intensificar seu crescimento de forma ecologicamente correta, apostando no turismo para alcançar o desenvolvimento sustentável e assim caminhar rumo ao futuro. Parabéns, Rio Grande da Serra.