Na última quarta (23), foi realizada reunião na Prefeitura de Rio Grande da Serra com o prefeito, Gabriel Maranhão (sem partido), vereadores e representantes sindicais para discutir estratégias para impedir o fechamento da unidade da Dura Automotive, multinacional fabricante de peças automotivas, na cidade. No último dia 15, a empresa anunciou que encerraria suas atividades no país em maio, o que resultou em mobilização por parte do Sindicato dos Metalúrgicos. Após negociações intensas, a direção da Dura suspendeu temporariamente a decisão de encerrar as atividades e, agora, a busca é por soluções para retomar sua rentabilidade.
Dentre as propostas debatidas e que serão levadas à empresa, está a elaboração de uma lei de incentivos fiscais para a empresa em caráter de urgência, uma ação conjunta entre prefeito e vereadores. Em entrevista ao Mais Notícias, o prefeito Gabriel Maranhão explicou: “a reunião foi muito proveitosa e estou feliz em ver algumas sugestões nossas serem ouvidas. Uma delas é trazer as empresas da cadeia produtiva da Dura para Rio Grande da Serra”, explicou. Para isso, a cidade concederia incentivos sob alguns critérios: “as companhias que gerarem mais de 100 empregos terão 30% de desconto no IPTU por cinco anos”, exemplificou. Tão logo seja aceita, a proposta será elaborada junto ao jurídico e financeiro da Prefeitura e enviada à Câmara Municipal para apreciação.
Maranhão ainda ressaltou que o projeto “não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal” e será “adequado a realidade de Rio Grande da Serra”. Ele lembra que “Hoje as empresas trabalham no regime Just in Time (com entrega de insumos constante de acordo com a necessidade produtiva do dia) e, com isso, facilitaria a logística e melhoraria a eficiência, o que tem um grande peso no setor automotivo”. Além do trabalho local, o prefeito também irá atuar no âmbito estadual: “aproveitando as negociações da GM com o Governo do Estado com para isenção de impostos em ferramentaria, iremos lutar para que isso seja estendido para toda a cadeia produtiva. Com isso, podemos trabalhar para que a cidade volte a ter os 1400 empregos que já teve no passado”.
Mostrando otimismo no sucesso das negociações, Maranhão deve apresentar a proposta em breve à empresa: “Estou marcando uma agenda para falar com o presidente mundial da Dura, Michael Jordan, em Michigan. Tenho certeza de que iremos superar esse momento difícil e fazer deste limão uma limonada”.
Maranhão concluiu exaltando a parceria entre o Governo Municipal, Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Metalúrgicos: “Quero parabenizar o Sindicato dos Metalúrgicos no nome do Marquinhos e o legislativo no nome do presidente Claudinho Monteiro que estão juntos conosco nessa luta. O envolvimento de todos os atores é fundamental para fazer o nosso Brasil voltar a gerar empregos e crescer. O objetivo comum é resolver essa questão e gerar mais empregos para que a população que mora em Rio Grande da Serra possa trabalhar em Rio Grande da Serra. Se Deus quiser, conseguiremos muito em breve dar uma ótima notícia para a população”.