Rio Grande da Serra: 57 anos de muita história, mas ainda com muita lenha para queimar

Cidade chega aos 57 anos de emancipação com muitas conquistas e inovações

Rio Grande da Serra data de 1560, porém àquela época, não passava de uma concentração de terra dividida pelos jesuítas, tornando-se a terceira aldeia construída por eles. Originalmente chamada de Vila de Jeribatiba, passou a ser conhecida como Vila Rio Grande em 1640.

O transporte de cargas (principalmente sal) era feito por burros guiados por tropeiros, que tinham que cruzar a Vila Rio Grande para chegar até a Vila de Mogi das Cruzes. Eles costumavam dar uma parada por lá, mais especificamente nas margens do Rio Grande por ser até então um dos mais importantes da região. Durante este tempo, um dos tropeiros faleceu na vila, e em homenagem a ele, foi construída a Capela de Santa Cruz, atual Capela de São Sebastião.

Em 1930 a vila já estava tomada pelo comércio, com fábrica de esteiras, serralherias, sorveterias, plantações, e outros. Já em 1950, Rio Grande tinha 90 casas de alvenaria e em 1952, o comércio aumenta ainda mais. Além disso, surgem blocos carnavalescos, festas religiosas, escolas, telefones e ônibus intermunicipais. Em 1964, a cidade se emancipa de Ribeirão Pires. Na década de 1970, houve um crescimento populacional advindo de migrantes.

O primeiro prefeito da cidade foi Carlos José da Veiga Carlson, entre os anos de 1965 e 1969. O atual é Claudinho da Geladeira (Podemos). Hoje, Rio Grande da Serra tem 100% do território protegido por ser área de mananciais, e localiza-se a 55 quilômetros de São Paulo, além de ser vizinha de Suzano, Santo André e Ribeirão Pires. A população residente no município, de acordo com estimativa do IBGE de 2020 é de 51.436 habitantes.

Alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do Município são: A Capela de São Sebastião, considerada o marco zero da cidade; a Estação de Trem, datada de 1867, a segunda a ser erguida no Estado de São Paulo; A Biquinha Matarazzo, onde os tropeiros paravam para beber água; E a Pedreira Rio Grande da Serra, inaugurada em 1927 e, à época, de propriedade do Município de São Paulo.

Por conta da pedreira estar perto dos trilhos da São Paulo Railway, as pedras tiradas do local foram usadas para a pavimentação de importantes vias paulistanas, como a Avenida Paulista. É considerada o maior paredão da América Latina, tendo 640 metros de comprimento e 70 de altura.

A cidade cresce e se desenvolve a cada dia

Foto antiga da estação de Rio Grande da Serra

Compartilhe

Comente

Leia também