Ribeirão Pires é uma cidade serrana, assim como já diz o hino. É 100% coberta por mananciais e tem muito verde, portanto. Sendo assim, é uma opção perfeita para a prática de um esporte que precisa essencialmente da natureza: A trilha. O nome desse esporte basicamente significa um caminhou estrada de passeio terrestre usada para caminhada ao ar livre por meio de pedestrianismo, ciclismo ou outras atividades de locomoção.
Eduardo Morokuma, 40, corretor de imóveis, é um dos ribeirãopirenses que aproveitam a estrutura natural da cidade para praticar o esporte. Ele conta que começou há cerca de seis anos. “Comecei a fazer trilha por meio de um amigo que já praticava. No princípio, eu fazia trilha por meio do mountain bike”, diz. Ele afirma que um dos motivos que o fizeram começar no esporte foi a necessidade de algo radical. “Morei alguns anos no Japão e por morar próximo à praia, eu surfava regularmente. Então morando novamente em Ribeirão, eu sentia a necessidade de fazer um esporte junto à natureza como no surf, que necessitamos do mar para fazer. Já para a trilha, precisamos de matas e caminhos por elas e encontramos isso no quintal de casa em Ribeirão”.
Para finalizar, ele conta que a trilha, para ele, representa “liberdade, contato com a natureza, suor, diversão com amigos, momento para relaxar e apreciar um visual lindo” e que ele já participou de competições. “Começamos a participar de corridas de aventura que mesclam bike, canoagem, trekking, praticas verticais e navegação, o Haka Racing. Temos uma etapa que é realizada em Ribeirão e participamos da última edição”.