Ribeirão Pires se prepara para a época de chuvas por meio do PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil), dividido em quatro classificações: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo; cada uma delas com ações específicas para monitoramento de dados, manifestações das encostas, cursos d’água, áreas alagadiças e previsões meteorológicas. O objetivo é deixar a cidade preparada para eventuais catástrofes que podem acontecer durante esse período que vai de 1° de dezembro a 15 de abril.
O PPDC prevê a criação de um grupo executivo formado por integrantes de quase todas as secretarias municipais (ficam de fora apenas a Administração, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Educação e Políticas Comunitárias), que devem cooperar com a gerência da Defesa Civil, promovendo meios humanos, técnicos e funcionais para execução de cada ponto explícito no plano.
Entre as atividades que devem estar devidamente planejadas, destacam-se as ações como uma estratégia de evacuação de área de risco, suporte às vitimas e proteção das áreas evacuadas.
Para auxiliar nas mudanças de nível e operação, a cidade contará com quatro postos de observação pluviométricos especiais para coleta de dados. Tais ferramentas devem ser instaladas no 8º Agrupamento do Corpo de Bombeiros, na base da Defesa Civil, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Outro Fino e na EMEI do Jardim Caçula.