Atendimento é feito atualmente nas unidades do CRAS e no posto central do CadÚnico, localizado no Atende Facil
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está intensificando o trabalho para melhorar o índice de atualização Cadastral – Cadúnico através da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social. Na tarde desta segunda-feira (27), a secretária Marisa Reinoso de Abreu esteve em reunião com a diretora de Proteção Social Básica, Rosiane Maria de Lima, e os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para traçar estratégias de atendimento, entre elas: efetivar a descentralização do serviço; intensificar o agendamento do serviço; aplicação de filtro/triagem dos atendimentos prioritários entre outras.
Pela regra, os dados do CadÚnico – por meio do qual o governo conhece quem são as famílias em situação de vulnerabilidade social e direciona melhor os programas – devem ser atualizados pelas famílias a cada dois anos, mas esse é o prazo máximo. Ou seja, sempre que existir alguma mudança como nascimento, morte, mudança de renda ou qualquer outra, o cidadão deve atualizar as informações no cadastro.
Atualmente, o cadastro ou atualização no CadÚnico em Ribeirão Pires pode ser efetuado nos seguintes locais: CRAS Centro, CRAS Jardim Caçula, CRAS Quarta Divisão, CRAS Ouro Fino e no posto central de cadastro único, localizado no Atende Fácil.
Documentação necessária para o cadastramento ou atualização cadastral:
Para o Responsável Familiar (RF): CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.
Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar: CPF, de preferência; ou Certidão de Nascimento; ou Certidão de Casamento; ou Certidão
Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG); ou Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou Título de Eleitor.
Reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira no auditório da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social