Ribeirão tem sete novos cidadãos ribeirãopirenses

A noite da última quinta-feira (17) foi marcada por homenagens e emoção, na sessão solene em comemoração ao aniversário da Estância Turística de Ribeirão Pires, que completou 57 anos de emancipação político-administrativa no sábado (19). Das autoridades do Legislativo, apenas os vereadores Saulo Benevides e Koiti Takaki, ambos do PV, não participaram da cerimônia, realizada no Teatro Euclides Menato. Na mesa, além dos parlamentares, do prefeito Clóvis Volpi (PV) e do vice, Ednaldo de Menezes (PPS), estavam também o coronel Marques, da Polícia Militar, a juíza Isabel Cardoso da Cunha Lopes Enei e o Chefe do Executivo de Rio Grande da Serra, Adler Teixeira Jardim, o Kiko (PSDB).

O pernambucano Arlindo Alves de Oliveira (homenageado pelo vereador Jorge da Autoescola), ao lado da família, foi um dos mais emocionados pela homenagem

Sete pessoas foram homenageadas, recebendo o título de Cidadão Ribeirãopirense:

Nancy Garrido Butin, Coordenadora do Ambulatório de Infectologia, homenageada pela vereadora Diva de Souza Bartolo (PR); Dra. Thelma Thaís Cavarzere, pelo vereador Edson Savietto, o Banha (PDT); capitão PM Daniel Gonçalves do Carmo Jr., por José Nelson de Barros (PPS); João Barreto dos Santos, por Arnaldo Pereira de Souza, o Arnaldo Sapateiro (PSB); Pastor Raimundo Soares de Lima, pelo presidente da Câmara, Gerson Constantino (PV); Arlindo Alves de Oliveira, por Jorge Luis de Moraes, o Jorge da Autoescola (DEM); Francisco Pinheiro Neto, pelo vereador José Vicente de Abreu, o Vicentinho (PR).

A homenageada de Banha representou o Ministério Público em Ribeirão Pires por 12 anos, deixando a cidade no ano passado para defender a ordem jurídica no Tribunal do Júri de São Bernardo do Campo. Thelma ficou conhecida no município por sua rigidez e, por isso, ganhou inúmeros desafetos. Mas também por esse fator conquistou a admiração de muitos. “Ribeirão deve muito à senhora na questão do meio ambiente. É pouco o título de cidadã que a gente está dando por tudo que fez na nossa cidade”, disse o vereador.

O prefeito também destacou a atuação da promotora. “Ao longo do tempo em que ela aqui esteve, nos ajudou a preservar o conceito da cidade. As restrições, muitas vezes mal entendidas, que nos levaram aos grandes debates e as grandes contradições, nunca ultrapassaram os limites da racionalidade, do bom senso e do respeito. A senhora contribui muito com o crescimento de Ribeirão Pires”.

Após receber o título, Thelma discursou e relembrou algumas de suas ações, como a cadeia pública que existia na cidade e que, por meio de sua ação, foi interditada, trazendo paz ao município. “Com retidão de caráter, com a minha alma íntegra, eu servi ao povo de Ribeirão Pires, ao Ministério Público do Estado de São Paulo, ao meu país, e servi, sobretudo, a Deus, a quem, em nome de Jesus, eu agradeço por esse lindo título”, disse ela, que aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem à Maria Aparecida Lellis, a Cida Lellis, defensora das causas animais, falecida em 30 de dezembro de 2010. “Com relação à proteção ambiental, quero fazer uma homenagem póstuma à Maria Aparecida Lellis, a Cida Lellis, que foi uma grande mulher. Eu acho que o cenário de Ribeirão Pires, com tantos cães abandonados na rua, entristece a cidade que é uma Estância Turística, que deveria receber os turistas com alegria e, no entanto, com tantos cães entristecidos, a cidade acaba entristecida também”, falou, completando: “Com relação à proteção animal e ambiental, eu confio nos cidadãos que cobram, alguns deles, inclusive, estão aqui presentes. Que vocês não desistam nunca dessa linda cidade e continuem cobrando de todas as autoridades, porque um meio ambiente saudável é um direito constitucional do cidadão. Continuem nessa cobrança incessante e interminável”.

Ao término do discurso, representantes de entidades civis como a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e o Movimento CONLUTAS, presentearam Thelma com um vaso de flores.

Honra ao mérito – A secretária de Educação e Inclusão de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco – que é nascida na cidade – foi escolhida pelo vereador Antonio Muraki (PTB) para receber o título de honra ao mérito. O parlamentar justificou a escolha. “Apesar de termos 17 secretários nas Pastas do governo, eu tinha que escolher um ou uma e acho que o ideal dos políticos é dar prioridade à Educação, que é a base de tudo. A nossa secretária realmente transformou a Educação”.

“Nasci em Ribeirão Pires e tenho muito orgulho de fazer parte da administração pública do governo Clóvis Volpi. Estou à frente da Secretaria de Educação desde 2008, tentando fazer um trabalho diferenciado, de qualidade e pensando, principalmente, nas nossas crianças e nas famílias, que depositam toda confiança na equipe que faz parte da nossa secretaria”, respondeu Rosi.

O Chefe do Executivo também discursou e ressaltou a magnitude da cerimônia. “Eu já participei de inúmeras cerimônias de entrega de títulos e homenagens, mas nenhuma foi tão contundente como essa, pois todos que aqui vieram tinham, de uma forma explícita, a arte de lidar com as pessoas, o que, às vezes, é tão difícil”. Ele também alfinetou os vereadores que não compareceram à sessão: “Essa cidade evoluiu muito. Estas pessoas que aqui estão (apontando para a mesa) e só estas que aqui estão são as que contribuíram para isso”.

O presidente da Câmara, Gerson Constantino proferiu as últimas palavras da cerimônia. “Parabéns a todos que fazem dessa cidade a melhor do Grande ABC. É muito bom viver aqui”.

Compartilhe

Comente

Leia também