Ribeirão retoma calendário do Cidadania Aqui

Planejada para acontecer mensalmente, a agenda contemplará as seguintes regiões no primeiro semestre: Centro, Pilar Velho, Jardim Caçula e Jardim Luzo

Dúvidas sobre os critérios do Cadastro Único (CadÚnico) para a concessão de benefícios deram o tom dos atendimentos prestados na primeira edição de 2025 do Cidadania Aqui, realizada nesta segunda-feira (10), no Santa Luzia. A ação foi realizada no estacionamento do Mercado Kazkubo e contou com a parceria da Sabesp e da Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atenção Especializada / SAE – Ambulatório de Infectologia.

No “Cidadania Aqui”, moradores são atendidos pela equipe técnica da Secretaria de Assistência – psicólogos e assistentes sociais – que promovem orientações em geral; encaminhamentos para a rede municipal de serviços; encaminhamentos para emissão de documentos civis; informações sobre benefícios e; encaminhamentos para as unidades dos CRAS da cidade, quando necessário.

Planejada para acontecer mensalmente, a agenda do Cidadania contemplará as seguintes regiões ao longo do ano: Centro (março), Pilar Velho (abril), Jardim Caçula (maio); Jardim Luzo (junho); Somma (julho); Quarta Divisão (agosto); Jardim Caçula (setembro); Centro (outubro) e Jardim dos Eucaliptos (novembro).

“A retomada do Cidadania Aqui é um trabalho importante por aproximar as políticas sociais aos locais mais afastados dos CRAS e juntar outras ações como as de saúde para a população”, comentou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

Critérios – O Cadastro Único é um dos principais instrumentos do governo para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social. Ele é a porta de entrada para diversos programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Gás e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para se inscrever, é necessário atender aos seguintes critérios: renda per capita de até R$ 759, considerando o novo salário mínimo; renda familiar total de até R$ 4.554; necessidade de inclusão em programas sociais, como Bolsa Família ou Tarifa Social de Energia Elétrica.

Além disso, pessoas que vivem sozinhas, mesmo sem uma família formada, também podem se cadastrar. O programa permite o cadastro de grupos que compartilham despesas e vivem no mesmo domicílio.

O processo de inscrição exige documentos básicos de todos os membros da família. Entre eles, estão RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e carteira de trabalho, quando aplicável.

Santa Luzia foi o primeiro bairro a receber os serviços do Cidadania Aqui neste ano

Serviço de Atenção Especializada – equipe da Saúde também participou da ação no Santa Luzia

Compartilhe

Comente

Leia também