No último dia 19, Ribeirão recebeu 13 novos profissionais cubanos, por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Sete médicos já estavam atuando na rede Municipal. No dia 20, os novos integrantes da equipe foram apresentados a vereadores e profissionais ligados à saúde.
Eles agora irão passar por um período de adaptação e devem iniciar os trabalhos em até 15 dias. O Secretário de Saúde de Ribeirão, Koiti Takaki, disse estar satisfeito com a demanda do Governo Federal, e que a vinda de novos profissionais para a cidade é de suma importância. “O ganho da população é grande, já que esses médicos estão trabalhando em bairros afastados e ampliando a estratégia da saúde da família, que cuida de perto de cada morador”, afirmou.
Atualmente, o Município possui 10 UBSs, sendo que as unidades do Jardim Luzo, Valentina, Caçula, Quarta Divisão e Vila Sueli já contam com médicos cubanos em suas equipes. A única que, por conta da localização ainda não possui nenhum profissional do programa é a UBS do Centro Alto. Confira abaixo quais unidades possuem integrantes do Mais Médicos e quantos cada UBS possui:
As UBS Guanabara e Santa Luzia contam com quatro médicos cubanos cada, enquanto que as de Ouro Fino, Jardim Caçula, Jardim Luzo, Jardim Valentina, Quarta Divisão e Vila Sueli têm dois médicos em suas sedes.