Ribeirão Pires zera a fila de espera por exames de mamografia

Após inauguração do CAISM, capacidade do município aumentou em 248%

Ribeirão Pires não possui mais fila de espera para exames de mamografia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 27, pela Secretaria Municipal de Saúde. O novo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), inaugurado em maio, aumentou a capacidade de realização de exames do Município em 248% – de 115 exames mensais, para 400 – o que permitiu que a fila terminasse em pouco mais de dois meses.

De acordo com a diretora médica do CAISM, Karen de Gennaro, o término da fila de espera representa a atenção que o município tem dado às questões relacionadas à Saúde da mulher. “Somente com um trabalho de uma equipe qualificada, dedicada e atenta aos princípios dos SUS e dos processos adequados de trabalho, é que conseguimos alcançar os padrões de qualidade de excelência que permitem agora a assistência à saúde da mulher com o tempo mínimo de espera. Destacamos também a importância da parceria com o governo do Estado que contribui com algumas vagas”, salientou.

O levantamento realizado pela Secretaria de Saúde aponta que o tempo de espera para o procedimento chegou a alcançar nove meses, principalmente por conta do período mais grave da pandemia. Entretanto, a queda na fila e na espera foi gradativa, de 1.200 mulheres em agosto de 2021, para 730 em fevereiro de 2022, e 71 no último dia 13 de julho.

CAISM – O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, localizado na Avenida Humberto de Campos, 70, além dos exames de mamografia, oferece também mastologia, medicina fetal, ultrassonografia e citopatologia; clínica médica, ginecologia e obstetrícia, psicologia, assistência social, entre outros. Para atendimento na unidade de saúde, é necessário antes passar por alguma Unidade Básica.

Capacidade de realização de exames de mamografia em Ribeirão Pires aumentou em 248%

Compartilhe

Comente

Leia também