Ribeirão Pires trabalha em projetos junto ao Ministério da Educação

Secretária Municipal Rosi de Marco participou de encontro para o alinhamento de ações junto ao FNDE

A secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, ontem (3), de encontro com o ministro da Educação, prof. Milton Ribeiro. A reunião, que foi sediada pela Prefeitura de Guarulhos e contou com a participação de gestores de diferentes cidades, marcou o lançamento de projetos federais padronizados para os segmentos Infantil e Fundamental.

Durante o encontro, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) esclareceram dúvidas e avaliaram propostas da Educação municipal. Na oportunidade, Rosi apresentou as ações da Prefeitura em andamento para a regularização de convênios celebrados em 2014 para a construção de quadras esportivas na E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho e E.M. Yoshihiko Narita e para a cobertura de quadra na E.M. João Midolla. As três obras foram iniciadas, mas abandonadas em gestões anteriores.

“Tínhamos a preocupação de que as obras que foram deixadas inacabadas impedissem a celebração de novos projetos. Vamos dar sequência ao trabalho de regularização e conclusão das quadras e pleitear novos recursos para projetos diversos para a Educação de Ribeirão Pires. Nosso principal objetivo é fortalecer a rede municipal e garantir o ensino de qualidade para nossos estudantes, de acordo com os contextos educacionais locais”, afirmou Rosi.

O ministro da Educação, prof. Milton Ribeiro, apresentou aos municípios a nova padronização de projetos para a Educação Infantil e Fundamental que integram o Plano de Ações Articuladas – PAR 4. Esses projetos podem ser pleiteados pelas Prefeituras por meio de cadastro no SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle.

Há recursos disponíveis para projetos em quatro dimensões: gestão educacional; formação de profissionais da educação; práticas pedagógicas e de avaliação; e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Na prática, quando aprovados os projetos, o município recebe verba para construção ou ampliação de unidades escolares, aquisição de equipamentos de informática, eletroeletrônicos, brinquedos pedagógicos, entre outros, de acordo com as demandas cadastradas pela rede.

Secretária de Educação, Rosi de Marco, em reunião com técnicos do FNDE para análise de projetos do município

Compartilhe

Comente

Leia também