Ribeirão Pires terá Associação Pró-Memória

No próximo sábado (18), às 10 horas, será apresentada à população, em cerimônia a ser realizada na Câmara Municipal, a Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires, que tem como objetivo defender a história e o patrimônio cultural do município. A ideia da criação surgiu durante o Programa Reminiscências, da Rádio Pérola da Serra FM (87.5), quando os participantes discutiam a situação de abandono que se encontrava o museu da cidade e então propuseram criar uma entidade não-governamental preocupada com as questões da Memória e do Patrimônio Cultural no âmbito municipal.

Associação defenderá a história e o patrimônio do município

“As atividades da ONG serão concentradas na reunião, organização e pesquisa dos acervos históricos de interesse para o município de Ribeirão Pires. O nosso objetivo é montar um Centro de Documentação e Memória para servir aos estudantes, memorialistas, pesquisadores, turistas e demais visitantes interessados em conhecer um pouco da história do nosso município”, explica o diretor de Eventos da Associação, Arnaldo Boaventura Neto. Além de Arnaldo, a diretoria executiva é composta por: Américo Del Corto (Presidente); Octávio David Filho (1º Vice); Odayr Miguel de Lima (2º Vice); Américo Del Corto Júnior (1º Secretário); Silvio Pinto de Abreu (2º Secretário); Joel Mazieiro (1º Tesoureiro); Carlos Batista da Silva (2º Tesoureiro); Idair Ferreira dos Santos, o Didi (Diretor de Comunicação); Dominique Del Corto (Diretora Jurídica).

A sede provisória da entidade está localizada na Avenida Francisco Monteiro, nº. 1.244, bairro Sant`Anna. “Os munícipes interessados e comprometidos com a causa poderão participar tanto como contribuintes, como voluntários nas diversas atividades a serem desempenhadas”, fala Arnaldo, que acrescenta a importância da criação da associação para Ribeirão Pires: “Com a criação da Associação Pró-Memória Ribeirão Pires, teremos uma entidade jurídica da sociedade civil para cobrar do Poder Público a sua responsabilidade pelo zelo e salvaguarda do Patrimônio Cultural, além de atuar de forma independente junto à comunidade acadêmica com a parceria de outras entidades congêneres, estabelecendo parcerias com empresas e instituições que possuam arquivos de referência à história social, política, econômica e cultural da cidade de Ribeirão Pires”.

Compartilhe

Comente

Leia também