Universidade Federal ofereceu suporte à Prefeitura para o mapeamento e análise de dados sobre pontos atingidos no município
Na manhã desta segunda-feira, dia 8, o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, recebeu representantes do Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade Federal do ABC, a professora e vice-coordenadora do Laboratório, Kátia Canil; e o doutorando em Planejamento e Gestão do Território, Rodolfo Baesso Moura. No encontro, que contou com a presença de equipe técnica da Prefeitura, município e UFABC deram início às tratativas de apoio para o planejamento e execução de ações voltadas à gestão de riscos em áreas prejudicadas pelas chuvas do mês de março.
A Universidade Federal do ABC, por meio de ofício assinado por seu reitor, Dácio Matheus, manifestou apoio ao município nas ações que estão sendo adotadas pela Prefeitura. Para isso, colocou à disposição equipe técnica com experiência nesse tipo de mapeamento e análise de dados.
A gestão de riscos envolve a identificação dos perigos, quantificação de riscos, estimativa de perdas e danos, e identificação de diretrizes e intervenções para redução de risco, auxiliando na tomada de decisões pela municipalidade.
Na manhã dessa segunda-feira, equipes da Defesa Civil Municipal e de pesquisadores da Universidade percorreram as principais áreas afetadas pelas chuvas de março – Rua Caiçara e Avenida Rotary. A partir da vistoria, os profissionais do Laboratório de Gestão de Riscos da UFABC irão elaborar relatório com proposta de ações para dirimir riscos nesses pontos.