Ribeirão Pires sistematiza atendimento de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde

Projeto Multiplicar Conhecimentos agiliza fluxo interno das ações realizadas

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires iniciou nesta semana a uniformização do atendimento de enfermagem na Atenção Primária do município. Até março de 2022, todas técnicas e enfermeiras da cidade realizarão uma capacitação para seguir as diretrizes e otimizar o serviço que é realizado.

O treinamento, que leva o nome “Enfermagem Multiplicar Conhecimentos”, tem como foco ensinar os profissionais a utilizarem os sistemas internos, Vacivida e E-SUS, melhorar a disposição e organização das agendas, promover o acolhimento das pessoas, e o atendimento para testes rápidos, pré-natal e planejamento familiar. Na prática, o reflexo será um atendimento mais rápido ao munícipe.

Responsável pela capacitação, a enfermeira Egizzabeth Ferreira Guirra, salienta que devido a atualização constante dos sistemas internos do Ministério da Saúde, é importante que aconteça esta prática, a fim de otimizar o atendimento dentro da Unidade. “Estamos em constante evolução dentro do sistema de saúde, com novas ferramentas. Este treinamento é para que as técnicas e enfermeiras tenham maior familiaridade com os novos programas, que organizará melhor o fluxo e atendimento dentro da Unidade de Saúde”, comentou a profissional.

A diretora geral de enfermagem da cidade, Sandra Brandão, por sua vez, reforçou os trabalhos que estão sendo realizados pela equipe de enfermagem. “Semana passada realizamos o treinamento para atendimento de PCR (Parada Cardiorrespiratória) e demos início a este novo projeto de sistematização das equipes em todas as Unidades . Outros estão por vir. O trabalho de educação continuada será constante para que possamos oferecer o melhor para o cidadão que depende da saúde da cidade”, finalizou.

Capacitação visa também melhorar a disposição e organização dos fluxos de atendimento da Unidade de Saúde

Compartilhe

Comente

Leia também