Ribeirão Pires sedia Exposição de Divindades de Matriz Africana

Produção faz parte da programação de atividades do Dia da Consciência Negra e está disponível no Pavilhão do Parque Oriental

A Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (SAPIS) de Ribeirão Pires, iniciou no último domingo, dia 14, a programação de atividades em comemoração dos 19 anos de Dia da Consciência negra na cidade. Dentre as ações, está a Exposição de Divindades de Matriz Africana, sediada no Pavilhão do Parque Oriental.

A curadora da exposição, Iya Monadeosi, Iyalorixá do Ilê Axé Iya Oloxum, explica a importância de apresentar para a população um pouco mais sobre a cultura africana representadas nos orixás. “Para Ribeirão Pires essa mostra é um marco. Enquanto estávamos terminando de montar os manequins, as pessoas chegaram elogiando a iniciativa, pois nunca tivemos espaço para falar mais sobre nossa religião e agora sentimos que temos abertura para fazer ainda mais”, explica Monadeosi, que também é professora doutora em linguística com especialização em línguas africanas.

Os manequins representam cada um dos Orixás e contam com a descrição de seu significado, assim como a grafia em língua ioruba, luba e quimbundo. “Para nós é muito importante levantar o significado dessa exposição, combatendo qualquer ‘pré-conceito’ que exista e mostrar que o município é diverso e plural. Fico feliz pela SAPIS poder apresentar isso de forma tão rica, bonita e respeitosa”, conta o secretário da SAPIS, Leonardo Biazzi.

Sessão Solene – A Câmara Municipal promoverá uma sessão solene em homenagem as religiões de matrizes africanas, que também contempla a programação de atividades deste mês. O evento acontece no dia 23 de novembro, às 19h, com temas políticos e de linguagem, contando também com a presença de Iya Monadeosi.

Serviço – A exposição fica até dia 23 de novembro, no Pavilhão do Parque Oriental, das 8h às 17h. De 23 a 27 de novembro no Hall da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires.

Exposição faz parte da programação de atividades do Dia da Consciência Negra e está disponível no Pavilhão do Parque Oriental

Curadora da exposição Iya Monadeosi e Yawo Omolaió, reforçam o marco para Ribeirão Pires representadas ali

Manequins representam cada um dos Orixás e contam com a descrição de seu significado

A produção fica até dia 23 de novembro, no Pavilhão do Parque Oriental

Compartilhe

Comente

Leia também