Ribeirão Pires se torna cidade-irmã de Chechelnyk na abertura da FLIRP 2023

Cidade ucraniana é terra natal de Clarice Lispector, homenageada na segunda edição da Feira Literária de Ribeirão Pires

Na manhã deste sábado (28), a FLIRP 2023 foi oficialmente iniciada com a assinatura do termo cidades-irmãs entre Ribeirão Pires e Chechelnyk, Ucrânia, cidade natal de Clarice Lispector. Lei de autoria do Executivo foi sancionada pelo prefeito Guto Volpi, que esteve acompanhado de representantes da comitiva ucraniana. O ato solene marcou o início da segunda edição da FLIRP, que neste ano contará com mais de 30 editoras confirmadas, mesas de conversa e painéis, escritores convidados, programação cultural e gastronomia.

Em entrevista coletiva, o prefeito Guto Volpi não escondeu a satisfação de firmar o termo de cidade-irmã com Chechelnyk. “É um dia de ouro para Ribeirão Pires. É uma honra poder selar a amizade com a Ucrânia através da cultura e de Clarice Lispector, que é nossa homenageada na FLIRP 2023”, disse.

Presente na assinatura do termo, Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileiro, descreveu o sentimento. “É um amor que não se apaga. É o que o prefeito Guto tem demonstrado à nossa comunidade ucraniana”, citou.

Em seu gabinete, o prefeito Guto Volpi recebeu a comitiva ucraniana e foi realizada uma troca de presentes entre brasileiros e ucranianos. Os presentes foram feitos por artistas de Ribeirão Pires. A comitiva ucraniana também ofereceu presentes à cidade, como um Pêsseka, que é símbolo da cultura ucraniana.

Termo de cidades irmãs foi assinado na abertura da FLIRP 2023

O prefeito Guto Volpi recebeu a comitiva da Ucrânia no gabinete

Com mais de 30 editoras da FLIRP 2023 acontece nos dias 28 e 29 de outubro

Neste sábado (29), a feira vai até às 19h30

Compartilhe

Comente

Leia também