Ribeirão Pires se prepara para o novo financiamento da Atenção Primária

Articuladores da Secretaria de Saúde do Estado estiveram no município capacitando dirigentes das Unidades

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires iniciou nesta semana a capacitação dos dirigentes das 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família, visando a preparação para o novo financiamento da Atenção Primária, que atualmente encontra-se em processo de transição e terá como base o cumprimento de indicadores de efetividade e desempenho no atendimento à população.

Articuladores da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo estiveram na Estância Turística para apresentar o modelo do novo financiamento e esclarecer as dúvidas dos dirigentes.

“Alguns objetivos deverão ser cumpridos, como estimular o aumento da cobertura real, que é o cadastro do usuário, principalmente entre as populações vulneráveis, Incentivar avanços na Promoção e Prevenção e buscar resultados em saúde da população. Por isso, é muito importante que os dirigentes possam multiplicar e passar o aprendizado para suas respectivas equipes”, destacou Geralda Carvalho, articuladora do Estado para Atenção Primária.

Segundo informe do Ministério da Saúde, o novo modo de repasse trará alguns benefícios, como: Melhora no registro de usuários e cobertura vacinal; redução nas falhas de tratamento; controle maior de doenças crônicas (pressão arterial, hemoglobina glicada controlada); melhora nas ações de rastreamento (HIV, exame de colo de útero, depressão), qualidade do pré-natal, entre outros.

A coordenadora da atenção básica de Ribeirão Pires, Rosana Mattiazzo, enxerga com bons olhos a mudança. “A produtividade das unidades será o grande carro chefe para o repasse da verba ao Município. Estamos nos preparando para produzir qualidade no cuidado ao paciente e oferecer o melhor serviço, cumprindo com as metas estabelecidas pelo ministério da saúde”, finalizou.

Financiamento da Atenção Primária – O financiamento da Atenção Primária à Saúde corresponde ao repasse de verbas oriundas do Governo Federal para os Municípios para custeio do SUS (Sistema Único de Saúde). Em novembro de 2019, o Governo Federal lançou o programa “Previne Brasil”, detalhando este novo financiamento, que encontra-se em processo de transição.

Encontro contou com a presença de todos os representantes da Atenção Primária de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também