Ribeirão Pires se prepara para aumento no atendimento de saúde pós-pandemia

Reunião com articuladora do Estado de São Paulo visa a organização dos fluxos de atendimento

Ribeirão Pires está se preparando para o aumento no fluxo de atendimento das unidades de saúde pós-pandemia causada pelo Coronavírus. Na tarde desta quinta-feira, dia 26, a coordenação da atenção básica do Município realizou uma reunião com a Articuladora do Estado de São Paulo, Geralda Carvalho, para organização dos fluxos de atendimentos e protocolos. Os 10 dirigentes das Unidades Básicas de Saúde e da Família também estiveram presentes.

A reunião teve como objetivo a preparação para o aumento do atendimento, que é uma tendência com a queda do número de casos e óbitos por Covid-19.

“As pessoas que não foram cuidadas na pandemia querem ser cuidadas agora. A nossa recomendação é que as equipes das unidades tenham uma escuta qualificada para verificar a necessidade de uma consulta”, observou Geralda Carvalho, articuladora do Estado de São Paulo para a Atenção Primária.

Com a escuta qualificada, a equipe de acolhimento da unidade de saúde poderá direcionar e agilizar a organização dos fluxos e estabelecer os protocolos, bem como a qualificação de risco dos pacientes e averiguação das agendas dos médicos.

“A equipe tem que analisar a efetividade e a produção de resultados e isso deve envolver todos os setores, desde a recepção, triagem, passando pela Saúde bucal, até o envolvimento dos ACS (Agente Comunitário de Saúde)” destacou Maria Aparecida Silva Moraes, articuladora de Humanização do Estado.

Para Rosana Mattiazzo, coordenadora da Atenção Básica de Ribeirão Pires, a reunião foi esclarecedora. “Os dirigentes agora estão aptos para passar as suas equipes as orientações e assim vamos desenvolver um serviço de atendimento cada dia melhor”, finalizou.

Articuladora do Estado de São Paulo para atenção primária, Geralda Carvalho, esteve na reunião de forma online

Dirigentes das Unidades de Saúde e da Família de Ribeirão Pires durante a reunião

Compartilhe

Comente

Leia também