Ribeirão Pires sanciona lei que viabiliza sinal 5G

Legislação das Estações de Rádio-Base visa expandir e melhorar o sinal de internet

A prefeitura de Ribeirão Pires acaba de sancionar a Lei 6753/2022, que estabelece critérios para a instalação de estação rádio-base (ERB), também conhecida como antenas de telecomunicação, dando um passo importante para receber a tecnologia 5G na cidade. O objetivo é simplificar o licenciamento desses equipamentos, expandir e melhorar a qualidade do sinal de internet na Estância.

A legislação estabelece regras e condições diferenciadas para a implantação de antenas e foi fruto de intensas análises técnicas realizadas pelas Secretarias de Assuntos Estratégicos e Modernização, Secretaria de Assuntos Jurídicos e Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Além disso, ao desburocratizar o licenciamento das antenas de telecomunicações, Ribeirão Pires prepara o terreno para a chegada do 5G, tecnologia que trará maior velocidade, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. “Vê-se que, hoje, o desafio da conectividade não passa só por garantir boa cobertura telefônica, mas também o acesso a dados para comércios e pessoas. Isso é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade digital que cada vez demanda mais serviços e qualidade na sua prestação”, analisa o secretário de Assuntos Estratégicos e Modernização, Raphael Volpi.

Mais internet e menor custo – em abril, o Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura concluiu o processo de licitação que vai possibilitar a qualificação da conexão à internet banda larga em todo o município. A ação significa uma nova fase de modernização com fibra óptica. Em breve, a empresa vencedora vai iniciar a viabilização da nova infraestrutura, que vai significar um salto de 10mb/s para 50mb/s, ou seja, uma velocidade cinco vezes maior e com menos oscilações que a atual. Atrelado a isso, também está a melhoria da qualidade de telefonia por voz. Todo esse processo vai custar 1/3 a menos do valor que estava sendo aplicado com a antiga operadora. A despesa que estava em R$ 680 mil por mês passará a ser de R$450 mil.

Lei das Antenas prepara o município para a chegada da tecnologia 5G

Compartilhe

Comente

Leia também