Espaço também servirá como apoio na reabilitação de animais silvestres que necessitam de contato com ambientes aquáticos
A Prefeitura de Ribeirão Pires está revitalizando um lago no Jardim Boa Sorte, localizado atrás da base do Departamento de Bem-Estar Animal. O espaço, que havia se perdido em meio à vegetação, será reaberto em breve e terá como principal finalidade a promoção de atividades de educação ambiental. Além do uso pedagógico, o lago servirá de apoio no processo de reabilitação de animais silvestres, especialmente aqueles que precisam de contato com ambientes aquáticos ou semiaquáticos antes de retornarem à Natureza.
“A iniciativa pretende oferecer uma experiência prática de aprendizado sobre a fauna local, permitindo que alunos, visitantes e a comunidade em geral compreendam melhor o papel desses ecossistemas no equilíbrio ambiental”, explicou o Prefeito Guto Volpi.
O lago, que estava desativado e praticamente oculto pela mata, passa por um processo de revitalização que inclui limpeza, recuperação da área e adequação para receber animais e visitantes com segurança.
O espaço ganhará destaque como ferramenta de ensino, já que professores e educadores ambientais poderão realizar atividades no local, abordando temas como preservação da biodiversidade, importância da água nos ecossistemas e cuidados com espécies ameaçadas.
Outro ponto relevante será a reabilitação de animais silvestres: muitas espécies que chegam ao Departamento de Bem-Estar Animal necessitam de contato com água para readquirir comportamentos naturais antes de serem devolvidas ao habitat original.
“O lago funcionará como um ‘laboratório natural’, auxiliando nesse processo de adaptação, especialmente para aves aquáticas, répteis e mamíferos semiaquáticos”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.
A revitalização também contou com um cuidado paisagístico especial. Os coqueiros que estavam no Complexo Ayrton Senna e foram retirados para a construção do Viaduto Estaiado, que ligará o Centro ao Centro Alto, foram realocados para a área do lago, garantindo sombra e um cenário mais harmonioso.
Nos próximos meses, escolas municipais, estaduais e particulares, além de outras instituições, devem incluir visitas ao lago.
Lago está localizado atrás da base do Departamento de Bem-Estar Animal