Ribeirão Pires ressalta importância do CAPS no combate ao suicídio

Locais realizam assistência, tratamento e acompanhamento da evolução dos pacientes

Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) desempenham um papel fundamental no combate ao suicídio e para orientações relacionadas à saúde mental. Considerados com atenção secundária e terciária, os locais recebem pacientes que necessitam de ajuda e realizam essa assistência, como explica a pedagoga e responsável pelo setor do CAPS II em Ribeirão Pires, Selma Nunes Peguin. “Aqui no CAPS realizamos o acolhimento, que é o atendimento inicial, avaliando a situação do paciente, depois fazemos o tratamento adequado, e acompanhamos a sua evolução”, explica Selma.

Segundo projeções da Secretaria de Saúde, se mantiver o atual ritmo de atendimentos relacionados à saúde mental, Ribeirão Pires vai registrar um aumento de até 60% em comparação com o período pré-pandemia. “Quando começou a pandemia, de imediato, o número de casos de depressão dispararam e esses casos eram moderados ou graves e isso veio acompanhado de muitas tentativas de suicídio”, relata a pedagoga, antes de completar que “Os casos mais leves deixamos com as UBS, que tem o atendimento psicológico, e os casos moderados ou mais pesados nós realizamos o tratamento aqui no CAPS, principalmente relacionados à tentativas de suicídios”, afirma Selma.

A Associação Brasileira de Psicologia (ABP) recomenda que a atenção secundária e terciária é fundamental para fazer o acompanhamento do indivíduo em situação de crise, tanto após a tentativa de suicídio, quanto a prevenção para que não aconteça o ato.

Ribeirão Pires oferece atendimento relacionado a saúde mental através de três CAPS, são eles:

CAPS AD – Álcool e Drogas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Domingos Benzenuto, 12 – Centro
Telefone: (11) 4827-4509

Centro de Atenção Psicossocial Infantil
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Fortuna, 320 – Centro
Telefone: (11) 4828-1511

Centro de Atenção Psicossocial II – Adulto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Afonso Zampol, 41 – Centro
Telefone: (11) 4824-3025

A pedagoga e responsável pelo setor no CAPS II, Selma Nunes Peguin (Foto), destaca que os locais prestam assistência, tratam e fazem o acompanhamento dos pacientes.

Tanto o CAPS II (Foto), quanto o infantil e o AD ficam no centro de Ribeirão Pires.

Compartilhe

Comente

Leia também