Ribeirão Pires registra queda de roubos no 1º quadrimestre do ano

Comparativo dos primeiros quatro meses de 2019 e 2020, divulgado pelo Governo do Estado, também apontam queda em furtos na cidade

Ribeirão Pires registrou queda de quase 20% no total de roubos no comparativo entre os quatro primeiros meses de 2020 em relação a 2019. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Neste primeiro quadrimestre, foram 24 casos a menos em relação ao mesmo período do ano anterior. As estatísticas também apontam queda no número de furtos (em geral) e de furto de veículos – 17 casos a menos no primeiro quadrimestre de 2020 em relação a 2019.

Entre as ações que estão contribuindo para a queda permanente nos indicadores de criminalidade estão as Operações Integradas no município. A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da GCM, ROMU, ROTAM e Canil, promove ações ostensivas e preventivas contra a criminalidade em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar da cidade.

Atuação durante o período de enfrentamento ao coronavírus – A Secretaria de Segurança Urbana de Ribeirão Pires vem adotando medidas de prevenção ao coronavírus. Como forma de contribuir nas ações de controle da disseminação da doença, a Guarda Civil Municipal atua para coibir aglomeração de pessoas em espaços públicos, seguindo decreto municipal.

Os profissionais da Guarda Municipal foram instruídos a orientar a população sobre práticas seguras em relação ao vírus, especialmente quando observado o descumprimento das medidas de segurança, como aglomeração de pessoas em espaços públicos ou a falta de uso de máscaras (decreto estadual).

O trabalho de fiscalização na cidade foi reforçado com a criação de canal de atendimento via WhatsApp – (11) 9 7412-9601. A GCM, que apoio esse trabalho, continua atendendo chamados da população pelo número 153.

Vale lembrar que, em residências particulares, cabe a cada morador estar atento às medidas preventivas. A conscientização dos moradores é a maior arma no combate a disseminação do coronavírus. Entre as orientações básicas estão o distanciamento e uso de máscaras; reforço à higiene, lavando sempre as mãos e procurando usar álcool 70%; e evitar aglomerações.

Prevenção – As equipes que estão atuando nos serviços públicos da cidade foram orientadas a manter todos os procedimentos de proteção ao coronavírus, com o reforço de cuidados com higiene e adoção de medidas de segurança.

Compartilhe

Comente

Leia também