Ribeirão Pires registra aumento dos casos de dengue

Nenhum caso havia sido registrado nos três primeiros meses do ano. Somente em abril, foram oito

Ribeirão Pires confirmou oito casos de dengue no mês de abril, o que representa um aumento de 800% em comparação com os três primeiros meses de 2021, que não registraram nenhum caso. As notificações de suspeitas também tiveram aumento: saltaram de oito no primeiro trimestre, para 19 no mês passado.

O Centro de Controle de Zoonoses tem realizado constantemente ações de prevenção e combate ao mosquito, com ações de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a fim de verificar os níveis de infestação de larvas do Aedes Aegypti nos bairros. Nesta quinta-feira, dia 6, por exemplo, será realizada nebulizações contra possíveis focos do mosquito. Essa ação terá apoio de equipes do governo do Estado.

A coordenadora de Controle de Arboviroses e Zoonoses de Ribeirão Pires, Jéssica Vasques, reforça que as pessoas redobrem a atenção, principalmente com a parte externa da casa. “Pequenos recipientes, como pratinhos de plantas e baldes, são os principais potenciais criadouros do mosquito. Nesse caso, a melhor prevenção é eliminar toda e qualquer água armazenada”, comentou.

Em caso de locais abandonados ou com possíveis focos de criadouros, o munícipe pode fazer a denúncia ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade, através do telefone: 4824-3748, para que seja realizada uma vistoria no local e o procedimento cabível para cada situação.

A dengue tem como sintomas a febre alta, manchas na pele, dores articulares e dor de cabeça. Caso a pessoa apresente algum desses sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Agente do Controle de Zoonoses durante vistoria em residências

Controle de Zoonoses desenvolve ações periódicas para prevenir e combater focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Compartilhe

Comente

Leia também