Ribeirão Pires reforça ações de conscientização sobre a vacinação contra a Covid-19

Recepção das Unidades de Saúde têm perguntado sobre o ciclo vacinal dos pacientes

A Prefeitura de Ribeirão Pires tem reforçado as ações para ressaltar a importância da vacinação contra a covid-19. Além da utilização das mídias digitais oficiais, outra estratégia que está sendo colocada em prática envolve a equipe da Atenção Básica, que tem realizado uma consulta junto aos pacientes que passam nas unidades para verificar se a pessoa está com o ciclo vacinal completo.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Rosana Mattiazzo, esse contato é realizado na chegada do paciente na Unidade. “Nossa equipe de recepção se mantém vigilante junto aos pacientes e perguntam se a pessoa está ou não com as vacinas em dia. Em caso negativo, se a pessoa desejar e tiver com a documentação adequada, já é realizada a vacina na própria unidade”, explicou.

Tal questionamento tem por objetivo diminuir o número de abstenção de pessoas que não estão com o ciclo vacinal completo. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira, dia 1 de fevereiro, 4.069 pessoas que já estão no prazo de tomar a segunda dose da vacina ainda não o fizeram. O número é nove vezes maior quando se trata das pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço, são 37.078 munícipes considerados como faltosos.

Diante do aumento de casos e internações, o enfermeiro Valmir Anda, um dos responsáveis pelo atendimento de casos de covid em Ribeirão Pires, ressalta que o ciclo vacinal completo é importante para que as pessoas não sejam acometidas em casos graves da doença. “Quando a pessoa está com o ciclo vacinal completo, diminui as chances de mortalidade e a possibilidade de intubação, aumentando consequentemente, as chances de recuperação do paciente. Por isso, tomar todas as doses disponíveis hoje é importante para o combate à pandemia, sem esquecer de manter as medidas sanitárias protetivas”, concluiu.

Compartilhe

Comente

Leia também