Ribeirão Pires recebe o Papai Noel na Vila do Doce

Há 04 anos, anos a Aciarp – Associação Comercial de Ribeirão Pires, destina ao Ateliê Escola Arte Expoente, sob coordenação da artista plástica Silvana Luz, recursos financeiros para a realização do Natal Artesanal na Vila do Doce. A iniciativa, além de deixar a cidade mais bonita no período natalino, possibilita a geração de renda para artistas, artesãos e artesãs, marceneiros e carpinteiros residentes neste território. Este ano, Silvana Luz, pensou como tema o amor. Diante de um mundo cada vez mais violento onde o ódio tem sido uma constante, nada melhor que colocar no centro do Natal o amor e a paz mundial.

Para o Natal de 2021 foram utilizados recortes de MDF com temas da família sagrada pintada em estilo renascentista, renas, e outros ícones natalinos tradicionais, muitos enfeites e guirlandas decoradas em grandes dimensões. Artistas e artesãos locais foram contratados para aplicar técnicas de acabamento visual a partir da orientação da artista em seu ateliê escola que desde 1992 colabora com a ampliação e qualificação de profissionais das artes plásticas na pequena Ribeirão Pires, município turístico do ABC Paulista. Toda praça será enfeitada com o trabalho manual desta equipe que está sendo beneficiada com oportunidade de renda neste momento de retomada das atividades pós-pandemia.
O setor cultural foi um dos mais prejudicados e a parceria entre a Aciarp e o Ateliê Escola Arte Expoente vai garantir um Natal melhor para toda a equipe envolvida. É um projeto necessário de acolhimento e geração de renda e que transmite em cada ornamento uma mensagem de esperança.

A decoração será oficialmente inaugurada em 25 de novembro a partir das 18 horas na Vila do Doce em Ribeirão Pires, local privilegiado de visitação turística. A praça abriga há quatro anos a casinha do Papai Noel com caixa de correio onde as crianças podem colocar suas cartinhas pedindo um presente. Os presentes são adquiridos via apadrinhamento realizados por comerciantes e demais cidadãos ribeirãopirense colaboradores da ação. As crianças devem colocar na cartinha endereço e telefone para serem avisadas se o pedido foi apadrinhado e a data de retirada na Associação Comercial.

Compartilhe

Comente

Leia também