O Conselho Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, promoveu um importante encontro a fim de debater questões sobre o SUS – Sistema Único de Saúde – dentro de grupos temáticos. O evento contou com a participação de 200 pessoas, entre elas usuários do SUS, gestores e funcionários da rede de saúde da cidade.
No evento, foi realizada a eleição de delegados que representarão Ribeirão Pires em outra Conferência da Saúde a nível nacional, onde terão a oportunidade de levar as propostas sugeridas durante a ocasião. “Procuramos atender todas as reivindicações. Trabalharemos para apresentar, no próximo ano, os resultados de nossas ações”, informou o secretário de Saúde, Jorge Mitidiero.
A fim de levantar sugestões mais eficazes, três eixos de debate foram divididos. O Eixo 1 tratou de política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade. O Eixo 2 discutiu a participação da comunidade e do controle social. O Eixo 3 tratou de gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
Ao final da conferência, as sugestões deram origem a um documento com tópicos a serem conquistados até o ano que vem, durante a 8ª edição do evento.