Ribeirão Pires promove reunião sobre Programas do Ministério da Saúde

Objetivo é fortalecer o Programa Saúde na Escola; Agentes Comunitários de Saúde iniciam capacitação na próxima semana

A coordenação da atenção primária de Ribeirão Pires realizou na última sexta-feira, dia 18, uma importante reunião com os dirigentes e representantes das 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família. Em pauta, estiveram o Programa Saúde na Escola (PSE) e Saúde com Agente.

Com o retorno regular das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a atenção primária do município volta a atenção também ao Programa Saúde na Escola, que tem por objetivo a realização de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos estudantes. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da cidade, Rosana Mattiazzo, os líderes das Unidades já podem ir pensando em ações que serão implementadas junto à comunidade escolar. “Cada bairro possui sua particularidade e junto dela, podemos promover ações que contemplem determinada escola. Serão ações direcionadas que devem ser implementadas no decorrer do presente ano”, destacou Rosana.

Na última sexta-feira, a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Caçula já promoveu uma palestra sobre gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis aos alunos da escola estadual Farid Eid, do mesmo bairro.

Outro projeto do Ministério da Saúde e que Ribeirão Pires está participando é o Programa Saúde com Agente, que visa a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para a melhora dos indicadores do Município. 40 ACS da cidade estão inscritos e devem começar a realização das aulas nas próximas semanas. “Sabemos da importância de cada Agente e, por isso, estamos proporcionando esta capacitação. Cada dirigente de Unidade deve estar ciente e conversamos para que ocorra esse incentivo individualizado, para que se cumpram as aulas e o ACS ganhe o conhecimento necessário e a certificação, que também é do Ministério da Saúde”, finalizou Rosana Matiazzo.

Compartilhe

Comente

Leia também