Ribeirão Pires promove Programa Municipal de Educação Patrimonial

Prefeitura abre inscrições para escolas participarem de atividades de valorização do patrimônio histórico

 

Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires – Foto Gabriel Mazzo

 

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e com o apoio do CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, realiza a partir de 11 de março as inscrições para o Programa Municipal de Educação Patrimonial. Escolas públicas, particulares e faculdades da cidade poderão fazer a inscrição através do site da Prefeitura – www.ribeiraopires.sp.gov.br – até o final de junho desse ano.

 

O programa municipal oferece atividades gratuitas, como visita ao CEH – Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli; solicitações de exposições nas escolas; e oficinas de restauração de fotos antigas em programa de edição de imagem. O projeto tem como objetivo incentivar os alunos a valorizarem o patrimônio histórico, os pontos turísticos da cidade e conhecer a origem e o desenvolvimento do município.

 

“A educação patrimonial é muito importante para a preservação da nossa identidade cultural e para o desenvolvimento sustentável da cidade. Criamos em 2018 uma lei que obriga o município a promover essas ações educativas, o que já estamos fazendo com grande sucesso de público. Vamos continuar com o mesmo modelo que está dando certo, ampliando o atendimento aos alunos e professores e fazendo com que a atuação da Secretaria de Cultura não se restrinja só ao Museu Histórico, mas que chegue aos bairros, por meio das escolas.”, disse o secretário de Cultura, Anderson Grecco.

 

“Em 2018, o Departamento de Patrimônio atendeu quase 700 alunos de escolas públicas e privadas, o que mostra que Ribeirão Pires tem um acervo patrimonial e museológico de qualidade. Com a boa aceitação do programa, nós decidimos inovar este ano, oferecendo, além das visitas escolares, uma oficina de restauração de fotos em Photoshop e seis exposições itinerantes à escolha das escolas.”, explica o diretor de Patrimônio da Prefeitura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4825-9049 / 4827-4598.

Compartilhe

Comente

Leia também