Ribeirão Pires promove Programa Municipal de Educação Patrimonial

Prefeitura desenvolve projeto com intuito de incentivar os alunos a valorizarem o patrimônio histórico

 

Nesta terça-feira, dia 12, cerca de 20 alunos, da turma do 6º ano do colégio Toth, participaram das atividades promovidas pelo Programa Municipal de Educação Patrimonial. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura com o apoio do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio (CATP), tem como objetivo incentivar os alunos a valorizarem o patrimônio histórico e os pontos turísticos da cidade; além de conhecer a origem e a história do desenvolvimento do município.

A capacitação técnica, ministrada pelo diretor de patrimônio do município, Marcílio Duarte, abordou os temas patrimônio cultural material e imaterial, patrimônio natural e história do município.

A professora de arte, Sheila Duarte falou sobre a relevância do projeto. “É de grande importância essa atividade. Temos, na escola, um trabalho que chamamos de “Estudo do Meio”, que é sair da sala de aula e levar os alunos para outro ambiente, para que outros profissionais expliquem as coisas. Esse é o segundo ano que participamos do programa, porque isso nos ajuda a complementar nas disciplinas de artes e história”, explicou.

Uma das alunas que participou da visita, Alana Moreira da Silva, 11 anos, conta sua experiência ao visitar o Museu Municipal de Ribeirão Pires pela primeira vez. “Estou aprendendo muito aqui. Achei muito interessante porque têm TVs antigas, geladeiras e outras coisas. Achei muito legal. Eu pretendo voltar aqui de novo e explicar para os meus pais”, disse.

Escolas públicas, particulares e faculdades da cidade poderão fazer a inscrição até o final de junho desse ano. O programa municipal oferece atividades gratuitas, como visita ao CEH – Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli; solicitações de exposições nas escolas; e oficinas de restauração de fotos antigas em programa de edição de imagem.

Compartilhe

Comente

Leia também