Ribeirão Pires terá programação especial na 12ª Primavera dos Museus, que marca a celebração da Semana de Educação Patrimonial. De 17 a 20 de setembro, a cidade sediará série de atividades gratuitas, entre palestras e exposição, além de atividades direcionadas aos profissionais da rede de ensino do município.
Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para a apresentação de Gabriel Avelar e Raquel Lemos sobre “Aspectos Jurídicos da Produção Cultural”, direcionada à profissionais e estudantes de artes e cultura, com foco em museus de artes e patrimônio. Interessados devem se inscrever pelo site www.ribeiraopires.sp.gov.br. O workshop, que tem como objetivo fornecer condicionamentos jurídicos para manejo eficiente de negócios na área cultural, com conhecimento das possibilidades e limites no campo normativo, será realizado no dia 20 de setembro, das 8h30 às 17h, na OAB Ribeirão Pires (Rua Presidente Kennedy, 133, Centro).
No dia 17 de setembro, às 20h, terá início a exposição “Coleta ABC”. Com a participação de artistas das sete cidades do ABC Paulista, a mostra contará com trabalhos que buscam trazer à tona registros do momento atual através de obras contemporâneas influenciadas pelo cotidiano urbano e particularidades da região suburbana e operária. Em cartaz até o dia 16 de outubro, no Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286, Centro) de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 10h às 16h, com entrada gratuita.
A 12ª Primavera dos Museus e a Semana de Educação Patrimonial são promovidas em parceria pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), Prefeitura de Ribeirão Pires, com o apoio do Centro Técnico de Patrimônio da cidade e organização POIESIS.