Equipes da saúde e assistência social da Prefeitura de Ribeirão Pires intensificaram neste mês as ações de prevenção ao suicídio, na campanha Setembro Amarelo. Além dos atendimentos de rotina, o tema foi inserido na programação para ampliar o diálogo e o acesso às informações sobre serviços públicos disponíveis para o suporte da população.
Os profissionais da rede de saúde mental – Centros de Apoio Psicossociais (CAPS Infantil, Adulto e Álcool e Drogas) – estão promovendo atividades de conscientização para pacientes, familiares e comunidade. A ação inclui abordagens em grupo, reforço de orientação aos pacientes, integração entre os CAPS sobre o tema suicídio, a integração de pacientes do CAPS Infantil e CAPS AD (doação de pipas confeccionadas pelos pacientes do CAPS AD para as crianças atendidas no CAPS I); entrega de frases motivacionais; ação de sensibilização junto à população na área de comércio; palestras online para os pacientes e seus familiares.
A Saúde Mental de Ribeirão Pires preparou, ainda, material específico neste mês para trabalhar a questão da autolesão, um dos comportamentos que podem demonstrar problemas graves de comportamento e que devem ser observados e cuidados.
As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também seguem realizando, nas ações de rotina, a escuta especializada e acompanhamento da população em situação de vulnerabilidade. A prevenção ao suicídio também está sendo abordada, para alertar sobre sinais e, especialmente, sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde.
Nesta quinta-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Casa do Origami, do Parque Oriental, distribuíram aos visitantes origamis amarelos com mensagens de incentivo e motivação, representando a importância da luta contra os problemas de saúde mental, como a depressão.
As ações da campanha Setembro Amarelo seguem os protocolos de segurança e higiene contra a covid-19.
Saúde Mental durante pandemia (o serviço é porta aberta):
A rede municipal de Saúde Mental de Ribeirão Pires reforçou as ações neste período de combate à pandemia do coronavírus. Os atendimentos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura nos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS) Infantil, Adulto e Álcool e Drogas foram fortalecidos, com a adoção de novos protocolos para garantir a segurança dos pacientes e seus familiares.
Os atendimentos nas três unidades não tiveram interrupções e seguem realizados especialmente por meios online (via Internet). As equipes da Secretaria de Saúde da cidade adotaram o teleatendimento, no horário de funcionamento dos CAPS, para ações individuais, em grupo, orientação familiar, manejo de crise e orientações gerais sobre saúde mental. As oficinas culturais de dança e música foram mantidas, bem como propostas de atividades físicas e de relaxamento (gravadas em vídeo e enviadas por meios online).
Além das atividades via Internet, os CAPS de Ribeirão Pires mantiveram o acompanhamento terapêutico multiprofissional a partir de contato telefônico semana ou quinzenal, dependendo da gravidade do caso, bem como o atendimento presencial para casos de emergência.
CAPS AD – Álcool e Drogas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Domingos Benzenuto, 12 – Centro
Telefone: (11) 4827-4509
Centro de Apoio Psicossocial II – Adulto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Afonso Zampol, 41 – Centro
Telefone: (11) 4824-3025
Centro de Apoio Psicossocial Infantil
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Fortuna, 320 – Centro
Telefone: (11) 4828-1511
CVV – 24h, todos os dias – telefone 188