Ribeirão Pires promove atividade em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Evento coordenado pela SAPIS contou com roda de conversa e exibição de filme

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) e em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promoveu, na noite desta segunda-feira (25), no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, o evento “Somos negras, somos indígenas, somos Tereza de Benguela”, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A atividade também tem o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial.

Além da exibição do filme “Uma Rainha Negra no Pantanal – Tereza de Benguela”, o evento contou com roda de conversa com mulheres negras e indígenas sobre saúde, educação e esporte; apresentação de mulheres na Capoeira com o Grupo Berimbras e intervenções culturais.

“É um reforço à luta contra qualquer tipo de preconceito e, também, efetivar a garantia de direitos das mulheres negras caribenhas. É importante salientar que a Sapis tem trabalhado para fortalecer esses direitos, espaço de luta e de comunicação para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, disse o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), Leonardo Biazi.

Histórico – O dia 25 de julho marca o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. No Brasil, a data também homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas. “A data fortalece a resistência negra no Brasil. Fortalecer a luta das mulheres negras é reconhecer o protagonismo feminino negro por liberdade e ressignificar a importância das negras no embate contra o racismo estrutural”, completou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Elza da Silva Carlos.

Evento aconteceu no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro

Secretário Leopardo Biazi participou da atividade nesta segunda-feira

Compartilhe

Comente

Leia também