Ribeirão Pires perde um de seus mais notáveis cidadãos

Renato Costa, nascido em São Caetano do Sul em 24/04/1927, veio para Ribeirão em 1955, para estabelecer-se como industrial na área de cerâmica. Junto a Marcos Fliguel, montou a Cerâmica Remar, na Rua Major Cardim, onde Renato usou de seus recursos como ceramista na criação artística de produtos como vasos e cerâmicas decorativas, visto que era formado pelo Escola Profissional Masculina, hoje conhecida como ETEC Getulio Vargas, em São Paulo.

Renato Costa, porém, tinha espírito comunitário e logo passou a participar dos movimentos sociais, filantrópicos e políticos, elegendo-se por três mandatos como vereador e assumindo por duas ocasiões a presidência da Câmara Municipal de Ribeirão Pires.

Sua atuação nos campos social e educacional foi digna de louvores. Participou ativamente na criação da APAE, hoje APRAESPI, que atende a mais de 2 mil alunos e pacientes por dia, também foi fundador do Rotary Club de Ribeirão Pires, sendo um de seus pilares por décadas e presidente por duas gestões. Ainda foi co-fundador das FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), participou como diretor da entidade filantrópica “Caminheiros do Bem” e atuou como coordenador da ADESG e mais tarde, já profissionalmente, foi gerente financeiro da Philips do Brasil, antiga Constanta Eletrotécnica, onde se aposentou, tendo participado da criação da Cooperativa dos Empregados da Philips.

Costuma-se dizer que todas as boas e bem-sucedidas iniciativas na Estância tiveram a participação dessa notável figura humana.

Conciliador por natureza, intermediava e solucionava pendências em toda sua área de atuação, acabando por ganhar o apelido de “Mamãe Dolores”, graças a sua diplomática maneira de esfriar debates e acalmar os ânimos.

Os últimos anos de sua vida foram dedicados a arte da pintura, a qual dominava variadas técnicas, tendo deixado um numeroso acervo.

Este notável cidadão ribeirãopirense faleceu aos 19 dias do mês de novembro de 2022, deixando para a história os seus feitos, e três filhos do casamento com a dona Maria Costa: José Costa Neto (Costinha), Maria Cristina Costa Volpert e Maria Cecília Costa Narita.

Compartilhe

Comente

Leia também