Ribeirão Pires participa do Censo Neotropical de Aves Aquáticas

Equipe de Meio Ambiente da Prefeitura realizou registro visual e fotográfico em um dos braços da Represa Billings

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou na última sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o registro fotográfico de aves aquáticas. A ação faz parte do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, que acontece mundialmente. As fotos foram feitas no Parque Oriental, em um dos braços da Represa Billings.

Nove espécies de aves aquáticas foram observadas, como: frango-d’água comum; marreca-caneleira; pato-mergulhão; biguá; jaçanã; quero-quero; garça-branca-pequena; garça-branca-grande; e garça-moura. A avaliação aconteceu entre 9h e 11h30 da manhã.

O Censo Neotropical de Aves Aquáticas é uma atividade iniciada em 1990, promovida pela Organização Wetlands International. O objetivo é melhorar o conhecimento sobre a distribuição e tamanho da população das espécies de aves aquáticas, além de ajudar a determinar o estado de conservação dos habitats.

As aves aquáticas são úteis como indicadoras do estado de conservação e da saúde das zonas úmidas, que têm sido severamente destruídas – conforme mostram estatísticas da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

Em Ribeirão Pires, a equipe que realizou a observação foi composta por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente: João Paulo Cerezoli e Marcus Leap.

Compartilhe

Comente

Leia também