Ribeirão Pires mobiliza moradores para confecção de tsurus de origami

Ação da Prefeitura, promovida pelas redes sociais, estimula participação da população no processo de decoração da Casa do Origami, no Parque Oriental

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, segue promovendo ação para mobilizar moradores para a confecção de tsurus de origami. Por meio de vídeo da artesã Ana Paula Nascimento, publicado nas redes sociais da Prefeitura, é possível acompanhar o passo-a-passo de como fazer um tsuru. Os origamis podem ser feitos com papeis de qualquer tamanho, utilizando materiais leves, como folhas de jornais, revista ou papel dobradura.

A iniciativa tem como objetivo engajar a população no processo de decoração da Casa do Origami, uma das atrações do novo Parque Oriental da cidade, entregue virtualmente no mês de junho desse ano pela Prefeitura e aberto ao público, com restrições por conta do coronavírus, em 21/07.

A abertura do Parque segue rigorosos protocolos e regras tanto para funcionários, quanto para os visitantes (Decreto Municipal Nº 7.032/2020), conforme orientações da Fase Amarela – 3 do Plano São Paulo, do Governo Estadual.

Com a abertura parcial do local, moradores e visitantes que desejarem participar da iniciativa podem entregar os origamis produzidos diretamente às equipes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade que atuam no parque. O horário de funcionamento do local é de terça a domingo, das 8h às 16h – limite de 80 pessoas circulando simultaneamente (Rua Major Cardim, 3100 – Estância Noblesse).

Os tsurus de origami também podem ser entregues no CIT – Centro de Informações Turísticas de Ribeirão Pires, localizado dentro do Paço Municipal, na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (horário adotado como medida preventiva durante o período de combate ao coronavírus).

A recomendação é que os origamis sejam entregues em sacolas plásticas para facilitar a higienização no ato da doação. Todas as medidas preventivas de combate à pandemia da COVID-19 estão sendo reforçadas.

“A proposta da Prefeitura é que a população se una para trazer boas energias à cidade e a todo o mundo, renovando as esperanças diante do atual cenário. Os tsurus produzidos pelos moradores passarão por higienização, visando a segurança de funcionários e moradores”, explicou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, César Ferreira.

Casa do Origami – A Casa do Origami do Parque Oriental será dedicada a oficinas gratuitas da arte milenar de origamis do Japão. O local foi decorado com pintura dos artistas locais, no interior e exterior da construção. Além da pintura, mil tsurus de origami já estão expostos no local, pendurados formando cortinas. As dobraduras foram produzidas pela monitora Helen Nishikawara. As atividades no local permanecem suspensas neste momento de combate ao coronavírus.
O Parque Oriental de Ribeirão Pires teve implantação iniciada em 2017, com a regularização de convênio junto ao Governo do Estado (DADETUR). O espaço, situado às margens da Represa Billings, tem 60 mil m², em meio à Mata Atlântica.

Sobre os tsurus de origami – A mitologia japonesa atribui aos tsurus a simbologia de paz, prosperidade, saúde e amor. Acredita-se que ao confeccionar mil tsurus de origami, com a mente focada em uma necessidade, o desejo será atendido.

Os tsurus são aves grandes e de extrema beleza, consideradas sagradas no Japão, representando a vitalidade da juventude. Na mitologia japonesa esses são considerados os pássaros mais velhos do planeta, podendo atingir até mil anos de expectativa de vida, sendo também companheiros de eremitas que meditavam no alto das montanhas.

Ao longo dos anos, os tsurus se tornaram aves místicas, consideradas talismãs poderosos capazes de retardar o processo de envelhecimento.

Compartilhe

Comente

Leia também