Cidade leva tradição japonesa e sabores da Mata Atlântica ao maior festival de cultura tradicional paulista
Ribeirão Pires participará da edição paulistana do Programa Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado de São Paulo. A participação do município conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo. A cidade será representada pelo grupo Washi Daiko e pela Cambusales, valorizando a diversidade cultural e a riqueza gastronômica da região.
O destaque cultural será a apresentação do Washi Daiko, grupo de percussão japonesa fundado em 2007 na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires. Com o som marcante dos tambores japoneses, o grupo transmite valores como disciplina, tradição e energia, mantendo viva uma prática milenar que atravessa gerações. A apresentação acontece neste sábado (27), às 10h30, no Parque do Trote (Avenida Nadir Dias Figueiredo, s/nº – Portão 1 – Vila Guilherme – São Paulo).
Na área gastronômica, Ribeirão Pires leva ao público o sabor único do cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, por meio dos produtos da marca Cambusales. Geleias, compotas, licores e sucos artesanais serão apresentados como exemplo de sustentabilidade e preservação ambiental, além de resgatar a memória de um fruto que já esteve ameaçado de extinção.
O Revelando SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) desde 2017. Reconhecido como o maior festival de cultura tradicional paulista, o evento soma mais de 55 edições ao longo de quase três décadas. O encontro valoriza o patrimônio imaterial, promove intercâmbio cultural entre comunidades, fortalece saberes populares e gera oportunidades de renda para expositores e artistas selecionados por chamada pública.
Até domingo (28), o Parque do Trote recebe gratuitamente o público para uma programação que reúne culinária, artesanato, música e manifestações culturais de 114 municípios paulistas, com mais de 230 representantes.
Cidade leva tradição japonesa e sabores da Mata Atlântica ao maior festival de cultura tradicional paulista
Cidade leva tradição japonesa e sabores da Mata Atlântica ao maior festival de cultura tradicional paulista